UFG mobiliza estudantes contra o HIV

Mais de 800 jovens já realizaram testes rápidos durante a campanha que estimula o diagnóstico, a prevenção e a quebra de preconceito

Diante do crescimento prevalecente do número de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre os jovens, a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com Ministério da Saúde (MS), promove até a próxima sexta-feira, 09, a campanha “Fique sabendo: estimulando o diagnóstico de HIV/Aids entre os universitários”. A ação ocorre nos câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva, na Regional Goiânia.

Até o momento, já foram atendidos mais de 800 estudantes que realizaram o teste rápido de HIV, que só necessita de uma gota de sangue do paciente e fica pronto em 15 minutos. Também estão sendo realizados testes rápidos para Sífilis, Hepatite B e C, o que gera um total de 3.200 testes de doenças sexualmente transmissíveis realizados pela campanha até o momento.

O objetivo é estimular a comunidade universitária a debater sobre as vulnerabilidades ao HIV/Aids, sob as ótica da prevenção, abordando também o preconceito. O projeto teve início no último dia 1° com a coordenação da professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Samira Bührer.

O público-alvo da campanha se concentra na faixa etária entre 19 e 24 anos, independentemente do sexo e da orientação sexual, mas todos que procurarem o atendimento podem realizar o teste. Além da verificação, os estudantes também são convidados a conversar sobre hábitos sexuais, situações de risco, preconceito, entre outros temas recorrentes.

O projeto tem a participação de 75 estudantes voluntários dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem que, além de efetivarem uma ação benéfica à sociedade, são recompensados no processo educativo, cultural e científico de suas respectivas graduações. Os estudantes foram treinados anteriormente, com participação em discussões sobre as IST, cursos online ofertados MS, além de capacitação para a execução prática do teste.