UFG realiza Festival de Lutas neste fim de semana

Crianças, adolescentes e atletas de alto rendimento participarão dos torneios

O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG) promove neste sábado (17/12), a partir das 8h, o I Festival de Lutas. O evento é uma realização do projeto de extensão Lutas do Cepae e ocorre junto ao Campeonato Goiano de Wrestling e ao II Open Goiás de Wrestling. A entrada é gratuita.

Os primeiros a competirem serão as crianças e os adolescentes e, em seguida, terão o início os torneios adultos, com previsão de encerramento para às 17h. Nesta sexta-feira (16/12), foi feita a pesagem dos atletas de alto rendimento, nas modalidades Estilo Livre (masculino e feminino) e Luta Greco Romana (masculino).

O professor Pitias Lobo, responsável pelo projeto, explica que a ideia do I Festival de Lutas do Cepae surgiu em decorrência do desenvolvimento da prática da luta pelas crianças iniciantes do projeto e para motivar e divulgar a luta em toda a comunidade. "Por isso agregamos a iniciação ao alto rendimento, com a vinda do Campeonato Goiano de Wrestling e do II Open Goiás de Wrestling".

O projeto Lutas no Cepae é aberto a toda a comunidade e tem hoje cerca de 50 alunos em duas faixas etárias - de 8 a 11 anos e de 12 a 17 anos -, com aulas duas vezes na semana. As inscrições são feitas na secretaria do Cepae.

Extensão

O projeto de extensão Lutas do Cepae é fruto de uma demanda de tematização da luta na escola, por meio das aulas de Educação Física. De acordo com Pitias Lobo, a intenção foi aproveitar a vinda dos professores cubanos Aleyo Morales e Luis Henrique Marin para desenvolver a iniciativa da Luta Olímpica na Escolinha da Caixa Econômica Federal. “Para isso registramos o projeto como extensão, a fim de divulgar e incentivar a modalidade nas comunidades da escola, da Universidade e da circunvizinhança”, explica.

A contribuição da Escolinha da Caixa Econômica Federal foi estabelecida por meio de um convênio com a Confederação Brasileira de Wrestling (nomenclatura olímpica, mais usada para designar a luta atualmente) junto a suas federações, dentre elas a Federação Goiana de Wrestling, presidida pela atleta Keila Calaça.

Para o professor, a luta é uma contribuição positiva a depender da metodologia, conteúdo e valores a serem desenvolvidos, tais como: treinamento das capacidades físicas gerais (mobilidade, força, agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia, flexibilidade); das capacidades emocionais ligadas à potencialização da autoestima e do equilíbrio emocional em situações de disputa; e das capacidades valorativas como a transparência das ações, o respeito ao oponente e ao outro em qualquer situação (de vitória ou derrota). A atividade também ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas, como o raciocínio rápido e equilibrado.