Anorexia Nervosa, com o Psiquiatra Murilo Ferreira Caetano

Data da Notícia: 16/12/2016

Veículo/Fonte: Boa Vida Online

Link direto da notícia: http://www.boavidaonline.com.br/anorexia-nervosa-com-o-psiquiatra-murilo-ferreira-caetano/

 

A busca pelo emagrecimento e pelo corpo ideal são uma constante nos dias atuais. Muitas informações, receitas espalhadas pela internet e o medo de engordar, podem tornar esse processo perigoso, ao ponto de resultar em uma doença grave, como a Anorexia Nervosa. Assunto que pauta a entrevista a seguir, com o Psiquiatra e Professor da Universidade Federal de Goiás, doutor Murilo Ferreira Caetano. Confira:

Boa Vida Online – Quando podemos definir que alguém está com Anorexia Nervosa?

murilo-ferreira-caetano-psiquiatra

Murilo Ferreira Caetano, Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFG, Médico Psiquiatra e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG, sócio titular da Associação Brasileira de Psiquiatria; CRM-GO: 13570

Dr. Murilo Ferreira Caetano – Primeiramente é importante esclarecermos a nomenclatura correta. O termo Anorexia, ao pé da letra, diz respeito a um sintoma e quer dizer “ausência de fome”. Isto significa que, em qualquer problema de saúde que repercuta com falta de apetite, dizemos que há anorexia. Um sentido completamente diferente é o transtorno mental chamado, justamente, de ‘Anorexia Nervosa’, cujo nome é, inclusive, inadequado, já que, na maioria das vezes, não existe perda de apetite. Esta, é definida como um comportamento alimentar inadequado, marcado pela recusa em se alimentar e pela recusa em se manter dentro de uma faixa saudável de peso. Isto ocorre associado à uma distorção da imagem corporal. A pessoa está magérrima, mas se vê gorda.

Boa Vida Online – Alguns definem a anorexia nervosa, como uma doença “silenciosa”, em que as pessoas demoram em percebe-la  e a buscar tratamento. Essa é uma realidade?

Dr. Murilo Ferreira Caetano – Sim, a preocupação excessiva com o peso tornou-se uma “obsessão” para grande parte das pessoas. Fala-se, por todos os meios de comunicação, sobre dietas mágicas, formas de perder barriga, dicas para emagrecer para o verão, etc. A pessoa que inicia um quadro de Anorexia Nervosa vai, habitualmente, ter um comportamento que, no início é similar ao de grande parte das pessoas da sociedade moderna. Por isso, concordo, que esta seja uma doença que se inicia de forma silenciosa.

Boa Vida Online – O problema é realmente mais comum em mulheres? Em que faixa etária a doença costuma se manifestar?

Dr. Murilo Ferreira Caetano –  Sim, os dados epidemiológicos são claros. A Anorexia Nervosa é incomum entre os homens. Cerca de 90% a 95% dos pacientes, com o problema, são mulheres. A Anorexia Nervosa se inicia, mais habitualmente, na adolescência, entre os 13 e os 18 anos de idade. Os quadros muito precoces são ainda mais graves e, aparentemente, os mais tardios, que se iniciam na vida adulta, também.

anorexia-nervosa                                                                                                   

Boa Vida Online – Os pacientes normalmente procuram ajuda ou é mais comum pais e responsáveis darem esse primeiro passo?

Dr. Murilo Ferreira Caetano – De um modo geral, observamos que a busca por tratamento ocorre muito mais por pressão familiar do que por iniciativa dos próprios pacientes. Quem sofre de Anorexia Nervosa teme ir ao médico ou ao nutricionista e acabar ganhando peso (que é o maior medo da pessoa com o problema). O baixo peso, que assusta os familiares, é justamente o que os portadores do transtorno mais almejam. Essa falta de autocrítica leva à demora em procurar atendimento e pode, inclusive, levar à não adesão do tratamento proposto.

Boa Vida Online – Quais os sinais de que indicam que a vaidade está entrando no terreno da patologia? 

Dr. Murilo Ferreira Caetano – O sinal está nos excessos. A pessoa se exercita demais para perder peso, usa laxantes, usa medicamentos anorexígenos (que diminuem a fome), calcula as calorias de todos os alimentos que ingere, fica o tempo todo se preocupando com a imagem e o peso, provoca vômitos após se alimentar. Os sintomas mais habituais são: baixo peso (magreza evidente), recusa alimentar e distorção da imagem corporal. Pode haver purgação, como, por exemplo, provocar vômitos, usar laxantes e diuréticos. Além disso, também pode haver a compensação de ingesta alimentar com excesso de atividade física. Na medida em que a pessoa torna-se desnutrida, vão aparecendo problemas mais sérios de saúde, tais como: amenorreia (ausência de menstruação), fadiga, desidratação, distúrbios de minerais (sódio, potássio, magnésio e outros), perda de massa muscular (inclusive com perda de musculatura cardíaca, que pode ser fatal), arritmias cardíacas, perda de massa óssea (osteopenia ou osteoporose), anemia e muitas outras complicações.

Boa Vida Online – Como a Anorexia Nervosa deve ser tratada? 

Dr. Murilo Ferreira Caetano – O tratamento da Anorexia Nervosa é feito com a combinação de psicoterapia, medicamentos, acompanhamento nutricional e clínico. No geral, um caso grave deverá ser acompanhado por um psiquiatra, um psicoterapeuta, um nutricionista e um médico clínico. Casos mais leves, nos quais não haja graves comprometimentos do estado de saúde, podem ser acompanhados sem internação, fazendo-se o tratamento psiquiátrico habitual e das comorbidades que porventura existam (é muito comum a depressão). Vale ressaltar que alguns casos mais graves também podem necessitar de internação para tratar a desnutrição, repor minerais no sangue, tratar uma possível arritmia cardíaca, etc. Apesar de se tratar de um transtorno mental muito grave, ao ponto de levar ao óbito, é possível que muitos pacientes se curem.

Boa Vida Online – O que o senhor acha importante ressaltar, para que os familiares e amigos próximos fiquem mais atentos aos sinais da Anorexia Nervosa?

Dr. Murilo Ferreira Caetano – É importante que a sociedade entenda mais sobre os transtornos mentais, para que o estigma pejorativo diminua e, dessa forma, os pacientes possam buscar ajuda o mais rápido possível. A Anorexia Nervosa é um transtorno mental grave, que pode trazer sérias complicações de saúde, inclusive o óbito. Não se deve confundir, no entanto, a falta de apetite, que pode ocorrer em várias outras doenças, com anorexia nervosa. Na Anorexia Nervosa a pessoa DECIDE não comer, não porque ela não tenha fome, mas sim, porque ela se acha gorda e “precisa emagrecer”.  Caso a pessoa emagreça demais, por falta de apetite, deve-se investigar a causa do problema, que pode ser desde um quadro infeccioso, depressivo ou até mesmo um câncer. Uma exceção a isso se faz em estágios mais avançados e graves da Anorexia Nervosa. Nesses casos, o organismo encontra-se tão debilitado que a fome pode vir a desaparecer.