UFG oferece vagas de graduação para indígenas, negos quilombolas e surdos

Data da notícia: 05/01/2017

Veículo/Fonte: Diário de Goiás

Link direto da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/36265-ufg-oferece-vagas-de-graduacao-para-indigenas-negos-quilombolas-e-surdos

Destinada para indígenas e negros quilombolas a Universidade Federal de Goiás, iniciou as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Programa UFGInclui, em vários cursos superiores da Universidade. Além disso a UFG oferece vagas para surdos no curso de Letras: Libras. Os interessados nas vagas devem prestar atenção para os prazos de envio da documentação pedida.

As inscrições duram até o dia 26 de janeiro, e pode ser realizadas no site do Centro de Seleção da Universidade. O formulário de declaração de pertencimento indígena, a declaração da comunidade quilombola ou o laudo médico devem ser enviados para o Centro de Seleção da UFG, de acordo com o edital, até o dia 27 de janeiro.

O UFGInclui tem vagas extras para negros quilombolas e outras para indígenas em cada um dos 144 cursos de graduação oferecido pele Universidade. Podem disputar as vagas, integrantes de comunidade indígenas e de negros quilombolas que tenham estudado todos os anos em escolas públicas. Já para os candidatos surdos a regra é um pouco diferente, a conclusão do ensino pode ter ocorrido em públicas ou particulares.

Os candidatos Indígenas ou negros Quilombolas que preferir algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) precisam se inscrever para realizar as provas de verificação de habilidade.

As opções são em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás. São oferecidas 15 vagas no Curso de Letras: Libras (licenciatura), no turno matutino, pra candidatos surdos.

A seleção no UFGInclui ocorre por curso, em ordem decrescente de pontuação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado será divulgado no dia 23 de fevereiro. Já os candidatos surdos realizaram uma prova específica de múltipla escolha e uma de redação. As provas ocorrerão no dia 19 de fevereiro e a divulgação no dia 7 de março.