UFG: HC será o maior hospital de uma universidade federal brasileira

Data da notícia: 25/01/2017

Veículo/Fonte: Site Andifes

Link direto para notícia: http://www.andifes.org.br/ufg-hc-sera-o-maior-hospital-de-uma-universidade-federal-brasileira/

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, visitou as obras da nova unidade do Hospital das Clínicas, no Setor Universitário. O prédio, que está sendo construído na mesma quadra da atual sede do HC, é a maior obra já realizada na UFG e será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. São 20 pavimentos em uma área de mais de 44 mil metros quadrados.

Serão ao todo 600 leitos de internação distribuídos em dez andares. Um deles será destinado à maternidade, com capacidade de atendimento à gestante de alto risco, equipado com UTI neonatal e centro obstétrico, e outro exclusivo para a internação de pacientes transplantados. Os outros dez pavimentos vão abrigar centros cirúrgicos, UTI e estruturas de apoio ao funcionamento da unidade. A conclusão está prevista para novembro de 2018.

“A obra tem uma enorme importância para a pesquisa, o ensino e a extensão, sobretudo para a população que necessita de serviços hospitalares e que será atendida integralmente pelo SUS”, destaca o reitor da UFG. Orlando Amaral acrescenta que as condições de ensino e pesquisa oferecidas pela nova unidade do Hospital das Clínicas representam um avanço tanto para a Universidade quanto para a saúde em todo o estado de Goiás.

Recursos
Parte da obra encontra-se em estágio avançado de conclusão. Do nono ao 20º andar a fase é de acabamento, com a instalação de revestimento, portas e esquadrias. Os recursos investidos na construção do prédio e na aquisição de parte dos equipamentos, até o presente momento, alcançam o montante de aproximadamente R$ 150 milhões.

Parte destes recursos, da ordem de R$ 20 milhões, foram alocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o restante, R$ 130 milhões, foi proveniente da alocação de recursos de emendas de bancada, do conjunto de deputados e senadores goianos no Congresso Nacional.