Grupo Escoteiro Ipê Amarelo-UFG retoma suas atividades

Data: 03 de Fevereiro de 2017

Fonte/Veículo: EBSERH

Link direto da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufg/noticia-aberta/-/asset_publisher/Zo21hrThpSTk/content/id/1809252/2017-02-grupo-escoteiro-ipe-amarelo-ufg-retoma-suas-atividades

Grupo Escoteiro Ipê Amarelo-UFG retoma suas atividades

O Grupo Escoteiro Ipê Amarelo-UFG, um projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFG, informa que retomará suas atividades neste sábado (04/02), às 15h, na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, na Praça Universitária. O grupo estará aberto à participação de novos membros.

Inaugurado oficialmente no dia 05 de março de 2016, o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo possui atualmente cerca de 100 membros, entre pais, crianças e escotistas. O grupo possui uma alcateia – denominação dada às crianças de 06 anos e meio aos 11 anos de idade, chamados de lobinhos – e uma tropa escoteira, com integrantes dos 11 aos 14 anos.

As atividades do Grupo de Escoteiro Ipê Amarelo-UFG são realizadas todos os sábados, das 15h às 17h, na Escola de Engenharia. Podem participar crianças a partir dos 6 anos e meio de idade. Adultos podem se inscrever como voluntários, tendo ou não experiência no escotismo. Eles receberão capacitação para desenvolver atividades com os mais novos.

Para a inscrição é cobrada uma taxa mensal de R$ 20 para cobrir despesas com material e uma taxa anual em torno de R$ 100 para se associar à União dos Escoteiros do Brasil, que dá direito à carteirinha de escoteiro e a um seguro pessoal. A solicitação deve ser feita pelo e-mail ipeamareloufg@gmail.com.

Atividades desenvolvidas pelos escoteiros

Fundado em 1907 na Inglaterra por Baden-Powell, o Grupo de Escoteiros é um movimento educacional para a formação de crianças e jovens, que conta com a participação de pais e responsáveis. As atividades escoteiras visam colaborar com a educação formal de crianças e adolescentes como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, por meio da transmissão de valores éticos e morais, como respeito ao próximo e ao meio ambiente.

O Grupo de Escoteiro Ipê Amarelo-UFG foi idealizado pela enfermeira do HC e coordenadora do projeto de extensão, Regina Sélia Jorge. Para a sua estruturação, Regina Sélia contou com a colaboração de várias pessoas, como a do enfermeiro Carlos Almeida, chefe assistente da alcateia. O projeto foi acolhido pela UFG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e é desenvolvido em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil.