Revista Ciência e Saúde Coletiva abre chamada pública para número temático sobre violência

Data: 07 de Fevereiro de 2017.

Fonte/Veículo: Informe ENSP

Link direto da Notícia: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/41264

A Revista Ciência e Saúde Coletiva, editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), abriu chamada pública para um número temático sobre violência. Os interessados tem até 15 de março para a submissão de artigos. A edição temática terá como editadoras convidadas as pesquisadoras do Departamento de Estudos sobre Violância e Saúde Jorge Careli (Claves /ENSP) Edinilsa Ramos de Souza e Adalgisa Peixoto Ribeiro, além de Deborah Carvalho Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Marta Maria Alves da Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico revistaviolencia@gmail.com.

Atualmente, a violência tem ocupado um lugar de destaque na sociedade brasileira, afetando as relações sociais e impondo desafios aos mais diversos setores, entre eles o da segurança pública e o da saúde. Especialmente no setor saúde observa-se que as violências têm causado lesões, demandado serviços cada vez mais complexos e também novas formas de prevenção, monitoramento e vigilância. As violências também têm sido a principal causa de morte em ampla parcela da população brasileira, mas principalmente dos jovens, na última década.

Diversas expressões da violência são captadas a partir dos sistemas nacionais de informação e também a partir de estudos empíricos, mas ainda persistem muitas lacunas no conhecimento de determinadas violências que não são identificáveis nos sistemas de informação tradicionais, requerendo estudos e pesquisas específicas e abordagens metodológicas inovadoras. Além disso, é preciso investir em tecnologias leves para a vigilância desses eventos e para a atenção às suas vítimas diretas e indiretas.

Neste sentido, a Revista Ciência & Saúde Coletiva convida a comunidade científica para contribuir com a ampliação do conhecimento sobre as violências, suas vítimas e as práticas inovadoras em saúde para lidar com as violências enviando artigos originais, que contemplem:

-Estudos sobre morbidade e mortalidade por violências a partir dos sistemas nacionais de informação;
-Análises de dados de Inquéritos Nacionais sobre violências;
-Resultados de pesquisas sobre o tema violência, com abrangência nacional;
-Análises de temas transversais como raça/cor/etnia, determinantes sociais, gênero/sexo, drogas, entre outros, relacionados à violência.

Os temas prioritários para o número temático são:

-Violência doméstica/intrafamiliar;
-Violência de gênero: violência contra a mulher, contra a população LGBT, contra homens e violência obstétrica;
-Violência autoprovocada;
-Violência institucional;
-Violências segundo ciclos de vida;
-Intervenção legal;
-Agressão letal e não letal.

A data limite para submissão é dia 15 de março de 2017. Para redação dos artigos, os autores deverão seguir as orientações oficiai s. Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico revistaviolencia@gmail.com.