UFG abre inscrições para cursinhos voltados a estudantes de baixa renda
Dois projetos de extensão oferecem vagas para aulas preparatórias para estudantes que buscam o ingresso no ensino superior
A Universidade Federal de Goiás (UFG) abre inscrições para cursinhos preparatórios que oferecem vagas a estudantes de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, que buscam o ingresso no ensino superior. Por meio de projetos de extensão, as aulas são oferecidas pelo Cursinho Popular Faz Arte, ligado à Faculdade de Educação, cujas inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 04 de março, e o Cursinho Federal de Goiás, ofertado pelo Instituto de Química, que abre inscrições entre os dias 09 e 11 de fevereiro.
Cursinho Federal de Goiás
O projeto de extensão, desenvolvido em parceria com a empresa Connect Math - incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG - oferece aulas para estudantes de baixa renda, preferencialmente, oriundos de escola pública, que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam no último ano. Os interessados devem comparecer ao Centro de Aulas da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), no Câmpus Samambaia, com identidade, comprovante de endereço e caneta preta (quinta e sexta das 8h às 11h e das 12h30 às 18h / sábado das 8h às 11h e da 12h30 às 19h). As inscrições são gratuitas.
Ao se inscrever no cursinho, o candidato responderá a um questionário socioeconômico e deverá redigir uma redação. O texto não tem caráter eliminatório e será usado somente para avaliar a habilidade do estudante em relação à escrita em língua portuguesa. As aulas terão início no dia 20 de março e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 16h, também na EVZ. A relação dos convocados para a primeira chamada será divulgada no dia 13 de fevereiro. Para os selecionados, haverá uma taxa de matrícula no valor de R$150,00 e uma contribuição de uma resma de papel A4. As aulas são ministradas por voluntários, em sua maioria alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade.
Cursinho Popular Faz Arte
São 200 vagas oferecidas a estudantes de baixa renda, matriculados na rede pública de ensino. As inscrições ocorrem no site: comunidadefazarte.wordpress.
A ideia é preparar os estudantes para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), além de auxiliar na formação cultural e política dos candidatos. Serão trabalhados conteúdos de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. Como se tata de uma iniciativa popular, o projeto cobra uma única taxa no valor de R$ 20,00, referente à matrícula, que não é obrigatória.
Source: Ascom