CBA assina protocolo com Governo de Goiás para criação da reserva Legado Verdes do Cerrado

Data da notícia: 06/02/2017

Veículo/Fonte: Segs - Portal Nacional

Link direto da notícia: http://www.segs.com.br/demais/51612-cba-assina-protocolo-com-governo-de-goias-para-criacao-da-reserva-legado-verdes-do-cerrado.html

Biodiversidade do Cerrado

Em 32 mil hectares serão desenvolvidas ações baseadas na biodiversidade do cerrado, além de atividades produtivas convencionais

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa que compõe o portfólio de negócios da Votorantim S.A., assinou o protocolo de intenções para instituir o Legado Verdes do Cerrado, em parceria com o Governo do Estado de Goiás.

O Legado Verdes do Cerrado, localizado na cidade em Niquelândia, é uma área de 32 mil hectares, que é protegida pela Votorantim há mais de 40 anos. Serão desenvolvidas iniciativas voltadas à biodiversidade do cerrado, além da produção convencional de gado, plantio de soja e outras culturas, o que atualmente já acontece em 6 mil hectares da área total da reserva. O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável (RPDS), um modelo inovador de gestão.

A área de cerrado, próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é constituída por duas fazendas. A Fazenda Engenho possui áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura, e onde se encontram as nascentes de três rios: Peixe, São Bento e Traíras, dos quais é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia. Já a Fazenda Santo Antônio Serra Negra possui pequenas áreas para criação de gado extensivo e é localizada nas proximidades do reservatório da hidrelétrica Serra da Mesa.

“O Legado Verdes do Cerrado será uma área para a prática de atividades relacionadas à economia verde, que promovam o desenvolvimento econômico para a região, além de fomentar a pesquisa da flora e fauna do cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul, de grande importância hidrográfica e de biodiversidade”, explica Ricardo Carvalho, diretor-presidente da CBA.

Entre as parcerias já firmadas para o projeto estão o Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), EMBRAPA Cerrado, Conservação Internacional, Universidade de Brasília, Universidade Federal e Estadual de Goiás.

Sustentabilidade

A Votorantim e a Companhia Brasileira de Alumínio, por meio do intercâmbio de conhecimento com seus parceiros estratégicos, desenvolve e fomenta projetos que visam promover a redução de impactos ao meio ambiente, preservação de recursos naturais e benefícios para bem-estar de comunidades, inspirando soluções, gerando valor compartilhando e produzindo legado para as futuras gerações.

Em 2017, serão investidos no estado de Goiás cerca de R$ 17 milhões, entre iniciativas de preservação ambiental, como o Legado Verdes do Cerrado; a manutenção de nascentes de cursos d’água; e o programa de promoção do desenvolvimento local de Niquelândia, voltado para o fomento de novas cadeias produtivas, empoderamento da comunidade e empreendedorismo, melhoria da qualidade da educação pública e apoio à gestão pública.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A., é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos.