Livro apresenta a diversidade das Toadas de Santos Reis em Inhumas

Obra é fruto de um projeto de extensão da UFG e contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro

Será lançado nesta terça-feira (21/2), às 20h, o livro Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual, de autoria do professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG), Sebastião Rios, e da doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), Talita Viana. A obra, com fotos de Rogério Neves, será lançada no Bar do Roger, no Setor Leste Universitário, com a presença da Companhia de Santos Reis de Inhumas.

O livro, fruto de um projeto de extensão da UFG, apresenta a variedade de toadas na região, com a identificação, em muitos casos, da autoria. Dois CDs acompanham a obra: o Cantorio de Santos Reis apresenta a profecia e as funções centrais da folia; o outro traz uma mostra da diversidade das toadas de Reis na região.

Voltados à preservação e ao fomento do patrimônio cultural brasileiro, o livro e os CDs foram realizados com o apoio do Programa de Extensão Universitária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e do Fundo Cultural da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Variedade

Além de sua qualidade musical, a Folia de Reis em Inhumas se destaca pela grande variedade de toadas, que compreendem a estrutura dos versos e das respostas, a melodia, o ritmo e o acompanhamento do acordeão e demais instrumentos harmônicos, apresentadas em seus giros. O projeto identificou, gravou e fez a transcrição musical de 40 toadas, 16 das quais têm autoria identificada.

A existência dessa variedade de toadas de Reis deve-se à migração para a região, especialmente forte entre as décadas de 1920 e 1970, e ainda a uma intrincada e extensa rede de colaboração mútua e de reciprocidade estabelecida com foliões de cidades próximas, como Araçu, Goiânia, Goianira, Itauçu, Petrolina, Santa Rosa, Trindade.

A Folia de Reis é uma manifestação religiosa de grande significado para a educação informal dos membros da comunidade, constituindo um grande repositório de crenças, valores e conhecimentos tradicionais. Apesar de sua importância cultural e de sua qualidade musical, os foliões têm escasso reconhecimento fora de seu meio mais próximo. Mesmo sendo mestres da cultura popular, estão fora das escolas do município e da universidade, onde deveriam entrar pela porta da frente, na condição de professores.

Folia de Reis

A Folia de Reis comemora o nascimento de Cristo, revivendo a viagem dos Três Reis do Oriente para adorar o Menino Jesus. É uma complexa manifestação de pessoas tradicionalmente habitantes das pequenas cidades do interior e do sertão, mas hoje também presente nas grandes regiões metropolitanas, especialmente do Centro-Sul do Brasil, geralmente em suas áreas periféricas.

Os cantos e toadas da Folia de Reis trazem a marca da sensibilidade dos foliões que, contrastando com seu cotidiano de trabalho duro e precárias condições materiais de existência, se revela na leveza de um cantorio ao mesmo tempo rústico e delicado. Simples em sua harmonia e complexo na sobreposição e encaixe de vozes, a Folia de Reis constitui uma das maiores celebrações da cultura e da religiosidade popular no Brasil.

Os grupos de Folia de Reis preservam, há várias gerações, cantos, toadas e batidas com as cores e sabores específicos das localidades em que surgiram e das circunstâncias de sua difusão. Este livro e CDs da Cia de Santos Reis de Inhumas, Goiás, se insere no esforço de salvaguarda desse bem cultural, chamando atenção para práticas e valores sociais que, embora relevantes, são residuais na sociedade urbana, industrial e capitalista, dominada pela racionalidade instrumental.

Fuente: Ascom UFG