É preciso mostrar à população os pontos inaceitáveis da reforma da Previdência, diz Rolim em Goiás

Data da notícia: 10 de Fevereiro de 2017

Veículo/Fonte: PROIFES

Link direto da matéria: http://www.proifes.org.br/noticias-proifes/e-preciso-mostrar-a-populacao-os-pontos-inaceitaveis-da-reforma-da-previdencia-diz-rolim-em-goias/

 

A ADUFG-Sindicato promoveu as primeiras palestras do Ciclo de Debates “Previdência atual e sua reforma”, nas cidades de Goiânia e Catalão, nos dias 8 e 9 de fevereiro, com mediação do presidente da ADUFG-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva. A edição desta quinta-feira, 9, foi realizada na biblioteca do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiânia (UFG), e contou com a participação do presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical), e da assessora jurídica do Sindmetal-GO, Maria Eugênia Neves Santana. O evento foi o primeiro transmitido online, em tempo real, nas páginas dos sindicatos federados ao PROIFES.

“Os sindicatos, as centrais e toda a população têm que debater a Reforma da Previdência com inteligência e boas estratégias. Essa é a chave para termos sucesso na luta”, afirmou Flávio Silva, na abertura do evento.

Neste sentido, Rolim destacou em sua fala que é preciso "promover o esclarecimento, a mobilização e em seguida buscar as bases parlamentares, mas não apenas dizendo 'não à reforma da Previdência', mas mostrando os pontos inaceitáveis da reforma". O presidente do PROIFES apresentou as principais mudanças e consequências da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 de 2016 para os servidores públicos (veja aqui a apresentação).

Em sua palestra, Rolim fez uma comparação com os grupos de aposentados de cada geração e o que mudou entre eles, seja na aposentadoria ou pensão, e ressaltou a importância de conscientizar a população sobre o teor desta PEC, em especial alguns pontos mais dramáticos: "a aposentadoria por invalidez vai ser um dos aspectos mais prejudicados com essa reforma".

 

O Sintifesgo realiza em parceria com a ADUFG-Sindicato na organização do Ciclo de Debates e o coordenador do sindicato, Fernando Mota, compôs a mesa diretiva. Estiverem presentes o presidente da Adufc, professor Leonardo de Almeida Monteiro, e o 2° vice-presidente da Apub, professor Dalton Rocha Pereira. O evento contou com a participação dos diretores da Apubh José Lopes Siqueira Neto e Maximiliano Soares Pinto.

Conscientização

Maria Eugênia, assessora jurídica do Sindmetal, esclareceu as principais modificações, caso a reforma seja aprovada. Ela ainda deu destaque às dificuldades que serão enfrentas por uma grande parcela da população. “Com essas mudanças teremos grande parte da sociedade marginalizada”, aponta.

Regional Catalão

O Ciclo de Debates “Previdência atual e sua reforma” também aconteceu em Catalão e contou com a presença da presidente estadual da CTB-GO Ailma Maria de Oliveira. O professor Eduardo Rolim e o presidente da ADUFG-Sindicato também compuseram a mesa de debates.

Ailma Maria enfatizou a necessidade de resistência da população, da classe trabalhadora. “Hoje estamos numa situação agravante, o Brasil está vulnerável em sua ordem social e democrática. Temos que ter uma perspectiva de desenvolvimento de projeto social”, explica. A professora ainda abordou a destruição do projeto de sociedade brasileira democrática, o direito ao trabalho digno e a aposentadoria.

Fonte: PROIFES-Federal e ADUFG-Sindicato