Turma Cerrado participa de visita ao laboratório de processamento de imagens e geoprocessamento da UFG

Data da notícia: 11 de Fevereiro de 2017

Veículo/Fonte: Academia Bombeiro Militar GO

Link direto da notícia: http://abmgo.com/top/turma-cerrado-participa-de-visita-ao-laboratorio-de-processamento-de-imagens-e-geoprocessamento-da-ufg.html

 

Elizeu Souza Silva

 

Na quarta-feira dia 08, os cadetes do CFO II (Turma Cerrado) visitaram o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento – LAPIG/UFG, juntamente com a Maj BM  Helaine instrutora de Cartografia do CAEBM.

A turma teve a oportunidade de participar de palestras, ministradas pelo Professor Manuel Eduardo Ferreira (Doutor em Ciências Ambientais) e João Vitor da Silva Costa (Graduando em Ciências Ambientais). Durante todo a tarde foram apresentados aos cadetes: o site do LAPIG; pesquisas realizadas pelo LAPIG; utilização do mapa interativo (onde realizar buscas, visualizar os dados que possam ser de interesse dos bombeiros militares) e ferramentas que auxiliam no processamento de imagens (DRONES/VANT).

A atividade foi importante para que os bombeiros militares possam utilizar essas ferramentas para mapear zonas de incêndios urbanos e florestais, como também utilizar os DRONES para auxiliar no mapeamento e coleta de dados.

 Texto e Imagens: Cad Coelho CFO II/B5