Saiba onde acompanhar o fenômeno da Eclipse Solar em Goiânia

Data da Notícia: 23/02/2017

Veículo/Fonte: Curta Mais

Link direto da notícia: http://www.curtamais.com.br/goiania/saiba-onde-acompanhar-o-fenomeno-da-eclipse-solar-em-goiania

Alguns grupos disponibilizarão telescópios e óculos solares para o público

No próximo domingo, 26 de fevereiro, acontece um fenômeno mais que especial: uma Eclipse Solar - fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre.
Para não deixar passar esse espetáculo em branco, alguns grupos em Goiânia estarão disponibilizando telescópios e óculos solares para que as pessoas possam acompanhar essa maravilha da natureza.

 

Parque Flamboyant - à partir das 10h, o Clube de Astronomia Amadora vai se reunir para observar a Eclipse. O encontro é aberto ao público, e o clube vai oferecer telescópios além de promover uma roda de conversa para esclarecer sobre a importância desse fenômeno para a história da ciência.

Onde: Rua 46, s/n - Jardim Goiás

Mais informações: (62) 9 9376-4384

Planetário UFG - à partir das 10h, o Planetário da Universidade Federal de Goiás atenderá gratuitamente o público que desejar assistir o eclipse de forma segura.

Onde: Avenida Contorno, 900 - Centro

Mais informações: (62) 3225-8085

 

*O evento que iria acontecer o Centro Cultural Oscar Niemeyer foi cancelado.

 

No Brasil a eclipse será parcial. Em Goiânia, o eclipse terá início às 10h18, e o meio dele será às 11h31. A duração prevista é de 2 horas e 27 minutos. Só teremos um Eclipse Solar Anular em 2023, e um Eclipse Solar total em 2045.

93bec540bebaf735ce0925383775c405.GIF

 

Cuidados necessários para observar o eclipse

É muito importante que NUNCA se olhe diretamente para o sol sem proteção para os olhos, seja durante um eclipse ou não, pois isso poderá causar sérios danos à visão devido à exposição aos raios ultravioleta, tais como catarata e até cegueira.

Um dos filtros mais seguros e não tão dispendiosos são os vidros de máscara para solda nº 14 (esverdeados) vendidos em lojas de materiais de segurança do trabalho. Não use óculos escuros, papel laminado, filmes antigos de fotografia, nem chapas de raios X, pois estes materiais não filtram as radiações nocivas aos nossos olhos.