O DIGO vem aí

Data da notícia:01/03/2017

Veículo/Fonte: Diário da Manhã

Link direto da notícia:http://www.dm.com.br/cultura/2017/03/o-digo-vem-ai.html

Festival quer articula audiovisual ,promove ainda a diversidade sexual e de gênero

Estão abertas, até o dia 1 de maio, as inscrições para o Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO), que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). Serão aceitos curtas e longas-metragens de qualquer gênero, desde que sejam relacionados com o tema da sexualidade humana em suas diversas formas de expressão.

A inscrição deve ser feita no site do DIGO (www.digofestival.com.br). A lista final dos filmes selecionados será divulgada até 10 de maio e as cópias de exibição das obras devem ser enviadas até 20 de maio. As produções devem ter sido produzidas a partir de 2015, sem disponibilidade na internet e ter no máximo 25 minutos de duração.

Pioneiro no Centro-Oeste, o DIGO é um festival que articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade de Goiás, Brasil e mundo. O objetivo é de estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral aos direitos humanos e a inclusão das minorias. Assim, a proposta é evidenciar a sétima arte e suas cores pautada na luta pelos direitos humanos.

Na programação dos quatro dias do DIGO haverá mostras paralelas e competitivas, sendo que somente os filmes escolhidos pelo júri oficial e júri popular receberão o troféu DIGO. O evento conta ainda com performances de teatro, exposições e debates sobre as temáticas que envolvem a diversidade sexual e a de gênero.

O DIGO faz parte da Red DIVERCILAC – Diversidad em el Cine Lationamericano y Caribeño – rede de festivais da América Latina e do Caribe o que proporcionará aos inscritos a possibilidade de participação na programação em festivais internacionais em regime de network, além de mostras especiais itinerantes.

Premiação

Os melhores curta-metragens serão contemplados com o Troféu DIGO, que será entregue para as diversas categorias, incluindo melhor direção, roteiro e interpretação em curtas goianos, nacionais e internacionais. O público também elegerá seus curta-metragens nacionais e internacionais preferidos, que também receberão troféu. Dentre os prêmios especiais, estão o Prêmio Christian Petermann (Menção Honrosa) para Melhor Filme.

Ii digo festival internacional de cinema da diversidade sexual e de gênero de goiás

Quando: de 1º a 4 de junho

Onde: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, na Av. Universitária, 1533 Setor Leste Universitário.

Inscrições e Regulamento: www.digofestival.com.br

Contato: digo@digofestival.com.br