UFG assina convênio para conclusão do Câmpus

Data da notícia: 16/03/2017

Veículo/Fonte: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/130869/t/ufg-assina-convenio-para-conclusao-do-campus

A prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG) formalizaram um convênio para a realização de obras na sede da instituição, que está em construção na região Leste da cidade. O reitor da UFG, Orlando Amaral e o prefeito Gustavo Mendanha se reunirão na prefeitura para assinar o convênio.

De acordo com Orlando Amaral, um dos objetivos do encontro, foi reafirmar a parceria entre a UFG e o município na construção do campus de Aparecida. A previsão é para que a primeira etapa da obra seja concluída ainda no fim deste ano. “Estamos no terceiro mês de gestão e já demos andamento a uma série de ações integradas iniciadas na gestão anterior, assim como a parceria com a UFG. Nosso objetivo também é tornar Aparecida um polo de inovação e tecnologia, e a parceria com a Universidade Federal é muito importante para desenvolvermos esse projeto”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

A UFG oferece três cursos em Aparecida de Goiânia, no prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizada no setor Conde dos Arcos. Além do espaço cedido à instituição federal, a prefeitura também auxilia com profissionais de serviços gerais para dar condições de funcionamento às duas universidades. Cerca de 600 alunos são atendidos atualmente nos cursos de Engenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Transportes.

“O próximo curso será de Engenharia de Materiais, mas precisamos do novo prédio para a implantação de novos cursos, pois já extrapolamos a estrutura oferecida pela UEG”, explicou o reitor. “Precisamos definir uma série de ações em parceria que possam viabilizar e agilizar a implantação do nosso câmpus aqui. Mas para entrar em funcionamento pleno temos também que urbanizar o espaço, melhorar o acesso, garantir a infraestrutura que cabe tanto à UFG quanto à prefeitura”, reiterou.

O convênio assinado prevê um investimento de R$ 13 milhões por parte do Tesouro Municipal na construção e pavimentação do novo acesso ao câmpus de Aparecida, arruamento da parte interna e urbanização, que inclui iluminação e outros serviços de infraestrutura.