Abre hoje Exposição Tuca Reinés: O Olhar Vertical – Fotografias da Coleção Santander Brasil

Data da notícia: 17 de março de 2017

Veículo/Fonte: O Popular

Link direto da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/abre-hoje-exposi%C3%A7%C3%A3o-tuca-rein%C3%A9s-o-olhar-vertical-fotografias-da-cole%C3%A7%C3%A3o-santander-brasil-1.1242205#code=hVJZT2R86_N-uo4AVn6mtyy7ae2K0C53z9t_rvI8jG8.82a7d81c-8d2b-48b8-8620-083a59f53b47

Resultado de quase quatro anos de trabalho, a exposição Tuca Reinés: O Olhar Vertical – Fotografias da Coleção Santander Brasil, aberta para visitação até 20 de abril, no Centro Cultural UFG, reúne uma seleção de 53 imagens aéreas ampliadas que registram cidades brasileiras sob ângulos imprevisíveis, mostrando sua geografia, traçado urbano e arquitetura. As imagens foram selecionadas pelo curador Agnaldo Farias a partir de uma série de 528 trabalhos.

O fotógrafo Tuca Reinés e o curador participaram ontem da abertura da exposição. Goiânia é a quinta cidade a receber a mostra, que antes passou por São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP) e Cuiabá (MT), respectivamente. O projeto teve início em 2013 e foram quase 44 mil cliques de 54 cidades diferentes, como Rio de Janeiro, São José dos Campos, Macaé, Recife e Goiânia. As imagens evidenciaram uma análise visual sobre a ocupação do espaço urbano.

“Tuca Reinés voou de helicóptero, o que lhe permitiu decidir as rotas a serem cumpridas, guiando-o em busca das características mais incomuns dos aglomerados urbanos visitados, percebendo-lhes as belezas, os contrastes, as delícias e as misérias sob ângulos imprevistos, produto de seu olhar, a um só tempo sensível e crítico”, comenta Agnaldo Farias, curador da mostra e organizador do livro Tuca Reinés: O Olhar em Suspensão, que reúne 120 fotografias.

Tuca Reinés é paulistano e fotografa desde meados dos anos 1970. Formado em arquitetura e urbanismo, ele é internacionalmente reconhecido pelas belas imagens de arquitetura e de interiores publicadas em revistas de renome como Casa Vogue, Wallpaper e Wired e também por suas publicações para a Editora Taschen. O Centro Cultural UFG fica na Av. Universitária, nº 1.533, no Setor Universitário. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é franca.