Um sonho pelo Nordeste

Data da notícia: 30 de março de 2017 

Veiculo/Fonte: Diário da Manhã

Link direto da matéria: http://www.dm.com.br/cultura/2017/03/um-sonho-pelo-nordeste.html

 

Tainá Barreto, transita entre a cultura popular e a cena da dança contemporânea


A cultura pernambucana, especialmente o frevo e o folguedo folclórico cavalo-marinho, foi a maior inspiração do primeiro espetáculo de dança solo da bailarina brasiliense Tainá Barreto. Com diversas referências à cultura popular e também à erudita, ela montou o espetáculo “Guarda Sonhos”, que fica em cartaz até hoje no Centro Cultural UFG. A apresentação acontece às 20 horas.

Há um ano em Goiânia atuando como professora efetiva do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG), a dançarina, coreógrafa e pesquisadora está contente em apresentar na Capital este trabalho que estreou em 2008. “Quando consigo chegar com minha dança, é quando de fato considero que estamos em casa”, disse.

E “Guarda Sonhos” promete emocionar, possibilitando ao público um emaranhado de sensações e o intercâmbio com outras linguagens além da dança, como teatro, por exemplo. Na montagem, a erudição dos movimentos da dança clássica e da dança contemporânea também se une de forma coesa com o despretensioso carnaval pernambucano, suas cores e tradições repassadas pelas gerações.

Porém, todas essas misturas possuem um propósito e são colocadas dentro da montagem de forma muito responsável. A concepção do espetáculo, por exemplo, foi constituída após muitos anos de pesquisa, criações e estudos por parte da coreógrafa. E Tainá, que é mestre em Arte pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV/RJ) e bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), passou mais de 10 anos viajando e convivendo com os moradores da Zona da Mata.

Como trabalha com o corpo, é com ele que ela relata em “Guarda Sonhos” os reflexos do que viu e sentiu nessas expedições pelo Nordeste. “Em cena, lanço mão das minhas ferramentas artísticas e elaboro as memórias afetivas deste encontro, trago tanto o que me comove no universo do cavalo-marinho quanto o que me alegra na festividade do carnaval”, avalia Barreto.

 Tainá é mestre em Arte pela UnB, especialista em Dança pela FAV/RJ e bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp

Tainá é mestre em Arte pela UnB, especialista em Dança pela FAV/RJ e bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp
Espetáculo é resultado de anos de pesquisa e andanças da coreógrafa pela Zona da Mata
Espetáculo é resultado de anos de pesquisa e andanças da coreógrafa pela Zona da Mata

 

Cavalo-Marinho e frevo

O cavalo-marinho, que é uma tradição de Pernambuco, da Zona da Mata, criada pelos cortadores de cana da região, está muito presente no espetáculo. A mistura de música, toadas, dança e poesia, desta tradição – que, aliás, é uma variação do bumba-meu-boi – encantou mesmo Tainá Barreto.

No entanto o que inspirou o nome do espetáculo foi mesmo as sombrinhas do frevo. “Uso bastante as sombrinhas do frevo, que remetem a alegria da carnaval. Meu espetáculo é composto em quadros que trazem um universo lírico. Então, são sete quadros, sete sonhos, que eu costuro, por isso o nome ‘Guarda Sonhos’”, explica a artista.

 

Onde: Local: CCUFG – Avenida Universitária, 1533, Setor Universitário. Goiânia/GO.

Quando: Hoje, às 20h

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)