Projeto da UFG lança robô que combate desperdício de água

Data da notícia: 03 de abril de 2017

Veículo/Fonte: Diário do Estado

Link direto da notícia: http://diariodoestadogo.com.br/new/projeto-da-ufg-lanca-robo-que-combate-desperdicio-de-agua-5982/

Um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), pela empresa incubada RYD Engenharia, lançou no mercado um robô para identificar danos em tubulações de locais com difícil acesso.

O robô VX1-300 poderá percorrer os milhões de metros quadrados das tubulações em Goiás e realizar vídeos que avaliem as condições desses túneis. Desenvolvido pelos engenheiros Danilo Sulino Pinto, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, o equipamento já foi finalizado e passa por demonstrações em empresas do segmento de manutenção dos serviços de abastecimento, escoamento e tratamento hídrico, como a Saneago.

De acordo com o engenheiro Danilo, o projeto vai transformar a maneira como são realizadas as manutenções, reduzindo o desperdício de água. Se, antes, era preciso que os próprios cidadãos identificassem vazamentos nas ruas e comunicassem à empresa responsável, agora a análise poderá ser feita rapidamente e com maior efetividade – tudo isso sem gastar com obras para chegar às tubulações.

“É um projeto novo e altamente tecnológico, que levou dois anos para ficar pronto”, conta o desenvolvedor. A ideia surgiu a partir de pesquisas de mercado e do olhar dos engenheiros a esta necessidade, já que 37% do desperdício de água ocorre antes que o recurso chegue às torneiras.

Apoio e expectativas

Danilo conta que a inserção do projeto no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG contribui para a elaboração do empreendimento. “A estrutura da UFG foi fundamental”, afirma. A RYD Engenharia, criada pelos empreendedores goianos, integra o programa de incubação desde 2015. Através do programa, o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) apoiou, até 2016, mais de 30 empreendimentos.

Agora, os desenvolvedores esperam vender o robô, prestar o serviço proposto à sociedade e, em seguida, aprimorar o projeto. O objetivo final do grupo é que, no futuro, o próprio robô faça a manutenção do serviço.

Fonte: Ascom UFG