UFG realiza exposição fotográfica acessível a deficientes visuais

Data: 07 de Abril de 2017

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/131809/t/ufg-realiza-exposicao-fotografica-acessivel--a-deficientes-visuais

O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebe, nesta sexta-feira (7/4), às 14h, um grupo de deficientes visuais para apreciar a exposição fotográfica O Olhar Vertical, de Tuca Reinés, que contém imagens aéreas de 53cidades brasileiras. A iniciativa, inédita em Goiânia, é uma parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav), que promove a acessibilidade por meio de audiodescrição e de textos em braile. O material permanecerá disponível no local.

Cerca de 20 pessoas cegas ou de baixa visão vão usufruir da produção fotográfica acompanhadas por uma profissional especializada em audiodescrição. Ela detalhará as imagens simultaneamente à visita dialogada feita pelos mediadores culturais do Núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Uma versão já gravada dessa audiodescrição será disponibilizada aos visitantes que queiram apreciar o material em outras oportunidades.

Os participantes também terão acesso aos textos da exposição convertidos para o braile. O material foi produzido pelo próprio Cebrav e será cedido ao CCUFG após a visita do grupo. “Esta é uma forma de mostrarmos à sociedade que é possível garantir a acessibilidade em todos os espaços”, explicou Luciana Magalhães, da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg).

A parceria surgiu depois que uma criança de oito anos com deficiência visual compareceu à exposição. Para que fosse garantida sua interação com as obras e com outras crianças, o CCUFG acionou o Núcleo de Acessibilidade da UFG que, por sua vez, solicitou orientações ao Cebrav. A partir de agora, a ideia é dar continuidade à parceria e incluir a acessibilidade visual nas ações educativas do CCUFG.

Exposição

O Olhar Vertical: Tuca Reinés – fotografias da Coleção Santander Brasil – é resultado de um trabalho realizado desde 2013 pelo fotógrafo e arquiteto Tuca Reinés, que percorreu 94.205 quilômetros em voos domésticos e de helicóptero, além de 10.635 quilômetros em vias terrestres. Tamanha empreitada teve como objetivo despertar a emoção existente na arquitetura e, ao mesmo tempo, gerar questões sobre como tem sido dada a ocupação territorial no Brasil. Foram clicadas cidades como Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Belém (PA), Recife (PE), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

SERVIÇO:

UFG realiza exposição fotográfica acessível a deficientes visuais

Quando: Sexta-feira (7 de abril)

Horário: 14h

Onde: Galeria do Centro Cultural UFG (CCUFG). Avenida Universitária, n° 1.533, Setor Universitário – Goiânia