Marcha pela Ciência é realizada em Goiânia e mais 14 cidades do Brasil

Data da notícia: 20 de Abril de 2017

Veículo/Fonte: Dia Online

Link direto da notícia: http://diaonline.com.br/2017/04/20/marcha-pela-ciencia-e-realizada-em-goiania-e-mais-14-cidades-brasil/

No próximo sábado (22/4) às 16h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), regional Goiás, promoverá diversas atividades na Praça Universitária dentro da programação da 1ª Marcha pela Ciência. De caráter internacional, o evento em defesa da ciência acontecerá em mais de 400 cidades do mundo todo.

O movimento global foi organizado com a proposta de disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país, reforçando também que nenhum avanço é possível sem investimentos maciços nesta área.

Em Goiânia, além de uma volta simbólica pela Praça Universitária, a 1ª Marcha pela Ciência contará também com performances artísticas e atividades científicas em cinco pontos específicos do local. O evento é uma realização da SBPC Goiás com o apoio da Associação dos Docentes da UFG (Adufg), Pontifícia Universitária Católica de Goiás, Faculdade Fanap, Instituto Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Associação dos Pós-Graduandos (APG), Circo Lahetô e Associação Cultura, Cidade e Arte.

O professor Reginaldo Nassar, secretário regional da SBPC Goiás, explica que a Marcha pela Ciência é um chamamento mundial a todos aqueles que reconhecem o papel vital da ciência para o desenvolvimento da sociedade. “A população é partícipe e beneficiária direta da produção científica, já que usufrui disso em seu dia a dia”. Nassar destaca ainda que a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro é resultado dos investimentos feitos na área da ciência nas últimas décadas.

No Brasil, pelo menos 15 cidades vão realizar a marcha. Goiás participa do movimento pela primeira vez. Segundo Reginaldo Nassar, a iniciativa vem de encontro ao trabalho já realizado pela SBPC Goiás, que desenvolve projetos de popularização da ciência.

Gabriel Lima – Estagiário do Dia Online