Noite de Ópera no Teatro SESI

Data da notícia: 02 de maio de 2017

Veículo/Fonte: Arroz de Fyesta

Link direto da notícia: http://www.arrozdefyesta.net/vem-ai/noite-de-opera-no-teatro-sesi-62-20170502

O espetáculo A Flauta Mágica será apresentado em Goiânia nos dias 4 e 5 de maio, às 20 horas, no Teatro SESI. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser comprados no Curta Mais (Shopping Bougainville), site Curta Mais por Menos  e bilheteria do Teatro SESI.

Projeto da disciplina Declamação Lírica, do curso de Música (Bacharelado e Licenciatura), da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC, da Universidade Federal de Goiás – UFG, o espetáculo contará com a adaptação, direção e supervisão da Profª. Drª. Marília Álvares, responsável pelo Departamento de Canto da EMAC - UFG. No elenco, alunos e ex-alunos da graduação, do mestrado em canto e do Coro Sinfônico Jovem de Goiânia - regido pelo Prof. Me. Weber Assis. A ópera será acompanhada ao piano e orquestra de câmara, sob regência do Prof. Dr. Carlos Costa, professor da EMAC – UFG.

A montagem terá sua dramaturgia adaptada para o português e os números musicais cantados em alemão (árias, duetos, conjuntos). O figurino e cenário serão elaborados como parte da pesquisa da disciplina, que propões aos alunos a vivência de uma montagem profissional em todas as suas fases: leitura musical, interpretação, vivência musical em conjunto, trabalho corporal e cênico e, por fim, apresentação da ópera.

A Flauta Mágica é a grande obra-prima e a mais popular ópera de W. A. Mozart (1756-1791). Foi composta sob encomenda do escritor, poeta e teatrólogo Emanuel Schikaneder (1749-1812), que cantou o papel de Papageno. É um marco na história da música universal, pois seu enredo trata de toda simbologia, filosofia e cerimônia de iniciação à maçonaria. Na música, estão incluídas árias conhecidas de todos, como a da Rainha da Noite. Em 2017, completa 226 anos.

Nessa ópera todos os personagens são arquétipos dos símbolos maçônicos e não pessoas reais. Os personagens principais são: Sarastro que, como ser humano, representa o Grão Mestre da Maçonaria; a Rainha da Noite, que representa a força, sensualidade e independência da mulher. Esses personagens são representados na ópera como o Sol e a Lua, o yin e o yang, o claro e o escuro. Tamino é o homem que busca a sabedoria e o conhecimento, e se tornará membro da Irmandade; Pamina, filha da Rainha da Noite, é a mulher que está disposta a acompanhar seu amado em todos os momentos da vida; Papageno e Papagena representam a natureza, os pássaros que buscam a sobrevivência e a preservação das espécies; as Três Damas da Rainha simbolizam a sensualidade, o desejo, a noite, o escuro; os Três Gênios simbolizam o Céu, o firmamento, a pureza, aqueles que indicam o caminho para a sabedoria; Monostatos, um mouro, simboliza as minorias discriminadas pela sua condição física e falta de acesso ao conhecimento, que, permanecendo na ignorância, busca através do casamento com Pamina, ascensão social.

Serviço:
Data: 4 e 5 de maio (quinta e sexta)

Local: Teatro do Sesi, Av. João Leite, nº 1013, Santa Genoveva
Preços: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Pontos de vendas: Curta Mais - Shopping Bougainville – www.curtamaispormenos.com.br e bilheteria do Teatro SESI