UFG realiza empréstimos de livros, sem burocracia, à comunidade

Data da notícia: 24 de Abril de 2017

Veículo/Fonte: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/132335/t/ufg-realiza-emprestimos-de-livros-sem-burocracia-a-comunidade

Os títulos ficam dispostos para empréstimo no hall de entrada da Faculdade de Educação e qualquer pessoa interessada pode retirar um exemplar

Da Redação

Não somente o incentivo à leitura, mas também ao cultivo das práticas de liberdade e solidariedade. Esse é o objetivo central da Estante Solidária, projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que disponibiliza livros dos mais variados temas para toda a comunidade sem o controle das bibliotecas convencionais. Os títulos ficam dispostos para empréstimo no hall de entrada da Faculdade de Educação. Qualquer pessoa interessada pode retirar um exemplar, sendo necessário apenas que ela anote o título no caderno de registros e, claro, devolva a obra ao finalizar a leitura.

O projeto, orientado pelo professor Adão Peixoto, foi idealizado a partir da observação de iniciativas semelhantes presentes nos pontos de ônibus de Brasília, Campo Grande e Porto Alegre. Na UFG, os livros estão dispostos em estantes, e o acervo é constituído mediante doações de alunos e professores, contendo diversos títulos acadêmicos e literários. Ao explicar a essência do projeto, o professor faz referência ao filósofo francês Michel Foucault: “Vivemos em uma comunidade baseada na vigilância e punição, mas precisamos mudar. É necessário construir uma sociedade onde exista a confiança e não punições”.

Expansão

Iniciado em outubro de 2016, o projeto já tem boa adesão por parte de docentes e estudantes da Faculdade de Educação. O índice de devolução também é satisfatório, sem registros de perdas do acervo. Com o apoio do Sistema de Bibliotecas da UFG, do Centro Editorial e Gráfico UFG e do Sindicato dos Docentes da Universidade (Adufg), o projeto poderá ser ampliado em breve. A proposta é melhorar o espaço e promover eventos. “Queremos dar mais conforto a quem procura a Estante, além de trazer grupos de leitura e discussão”, explica o professor.

SERVIÇO:

UFG realiza empréstimos de livros

Quando: de segunda e sexta-feira

Local: Faculdade de Educação da UFG (Rua 235, Setor Universitário) – Goiânia