Melhor artigo da 19ª International Conference on Enterprise Information Systems é da UFG

Data da notícia: 05 de maio de 2017

Veículo/Fonte: FAPEG

Link direto da notícia: http://www.fapeg.go.gov.br/melhor-artigo-da-19a-international-conference-on-enterprise-information-systems-e-da-ufg/

Trabalho do INF da UFG é selecionado em Portugal

Trabalho de professores e alunos do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionado como melhor artigo da 19ª International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017), evento realizado em abril na cidade do Porto, Portugal. O texto foi selecionado de um conjunto de artigos que se destacaram, baseando-se qualitativa e quantitativamente nas classificações e nos comentários providos pelo comitê de revisores, na classificação final como artigo completo e na apresentação oral na conferência.

O estudo “fgssjoin: a GPU-based Algorithm for Set Similarity Joins”, dos alunos Sidney Ribeiro Júnior e Rafael David Quirino, com coautoria dos professores Leonardo Andrade Ribeiro e Wellington Santos Martins, apresenta uma solução computacional rápida para o problema de se encontrar informações parecidas (quase duplicatas) em textos digitais. “Suas aplicações vão desde a listagem de contatos semelhantes numa agenda, até a detecção de plágio em textos na web”, explica Wellington Martins.

“O objetivo da pesquisa é melhorar o desempenho de junções por similaridade utilizando paralelismo maciço. O nosso trabalho conseguiu um aumento de desempenho de dezenas de vezes em relação a soluções sequenciais (não paralelas) do estado da arte”, completa Sidney Ribeiro.

Fonte: Ascom UFG