Espetáculo “Mulheres de Linhas” acontece em Goiânia nos dias 18 e 19 de maio

Data: 10 de maio de 2017

Fonte/Veículo: Jornal Opção

Link direto da notícia: http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/marca-texto/espetaculo-mulheres-de-linhas-acontece-em-goiania-nos-dias-18-e-19-de-maio-94022/

Na quinta e na sexta-feira da próxima semana, dias 18 e 19 de maio, o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), localizado no Setor Universitário, será palco do espetáculo de dança “Mulheres de Linhas”, com Maria Fernanda Miranda e Tainá Barreto. A direção cênica estará a cargo de Renata Lima.  Em ambos os dias, a apresentação começará às 20h.  Para a entrada será cobrado apenas 1 Kg de alimento não perecível.

“Mulheres de Linhas” é fruto de uma pesquisa desenvolvida por Maria Fernanda Miranda sobre a relação da arte da dança com as relações socioambientais, com foco no bioma cerrado. Estas pesquisas foram feitas em treze comunidades da região do Vale do Rio Urucuia, no estado de Minas Gerais (MG).

Miranda acompanhou e interagiu por cerca de 10 meses com as mulheres artesãs da região – tecelãs, bordadeiras e fiandeiras –, praticando todas essas artes e buscando observar o laço inextricável entre elas e outras práticas culturais, como a “cantoria”, que é entoada pelas artesãs enquanto fiam e bordam, bem como com a própria paisagem do cerrado.

Este período de imersão nessas comunidades proporcionou a Miranda o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes de Cena, da Universidade de Campinas (SP) – Unicamp.

O espetáculo montado com direção de Renata Lima tem apoio institucional da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal Campos Aparecida de Goiânia.

Mulheres de Linhas

Dias: 18 e 19 de maio

Horários: 20h

Direção: Renata Lima

Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG)

Ingresso: 1Kg de alimento não perecível.