Uma noite memorável e de luta!

Data: 11 de maio de 2017

Fonte/Veículo: CRESS Goiás

Link direto da notícia: http://cressgoias.org.br/noticias/307-uma-noite-memoravel-e-de-luta

 

Uma noite memorável. Assim pode-se descrever o evento de lançamento do livro A Seguridade Social em Goiás: ensaios críticos e pesquisa em Serviço Social, ocorrido na noite desta quarta-feira, 11 de maio, no auditório da área VI da PUC Goiás. O livro retrata com profundidade a história, a gestão e o sistema de controle social dos três pilares da Seguridade Social – Assistência Social, Previdência Social e Saúde – no estado de Goiás. A presença das organizadoras da obra, Walderez Loureiro Miguel, Sandra de Faria e Carmem Regina Paro no evento coroou a programação da Semana da/o Assistente Social que teve início dia 8 e prossegue até a próxima segunda-feira, dia 15 de maio, Dia da/o Assistente Social.

Assistente Social, Doutora em História Social, Walderez Loureiro relatou que o trabalho nasceu da necessidade de explicar, pesquisar como a Seguridade Social se implementou no Cerrado Goiano. Segundo ela, no começo deste século a PUC, a UFG e a UEG foram desafiadas pela Fundação de Apoio a Pesquisas de Goiás (Fapeg) a formar uma rede de pesquisadores. A professora e outros então se propuseram a criar uma rede para estudar as políticas públicas de Seguridade Social em nosso estado.

Walderez lembra que por ocasião da elaboração de nossa Constituição Federal, na década de 1980, foi essencial o movimento pela reforma sanitária que acabou garantindo várias conquistas na nova Carta Magna, como a primeira Lei Orgânica da Saúde (1990), leis e direitos na área da Previdência Social (1991) e a Lei Orgânica  da Assistência Social (1993). As politicas de assistencia social ainda eram muito conservadoras à época. “Em 1990, o ex-presidente Collor de Mello fez de tudo para impedir a aprovação do controle social das políticas públicas, mas ele acabou sendo aprovado”, destacou. Loureiro ressalta que diante deste cenário era preciso conhecer como isso tudo ocorreu e que consequências teve em Goiás, daí a iniciativa de elaborar o livro.

A estudiosa ressalta ainda que um dos objetivos do trabalho é mostrar que a proteção social, as políticas sociais é que deveriam subordinar a economia e não o contrário, como tem ocorrido na maioria dos países e no Brasil. Ela destacou a importância de estudantes e professores questionarem a realidade e produzirem conhecimento “fazendo a roda da história girar, rumo à uma sociedade emancipada”.

Especialista em Política Social e Graduada em Serviço Social, Carmen Regina Paro, emocionada, enfatizou a importância da professora Walderez Loureiro como incentivadora para que esses estudos  - são ao todo 16 ensaios científicos – fossem construídos. A partir do trabalho, Paro não teve dúvidas em afirmar que a dificuldade de o controle social ser efetivo é decorrente, dentre outros fatores, “da fragmentação, dos antagonismos sociais e dos conflitos de interesse que estão em jogo”, por exemplo, na composição de conselhos, como os de saúde e assistência social. “Uma das atribuições dos conselhos é fiscalizar para onde vão os recursos, que têm sido usados por governos principalmente em favor da classe dominante”. Segundo ela, a estratégia de grande parcela dos gestores tem sido utilizar-se da “cooptação e politicagem” na indicação de seus membros. “Há disputas por interesses individuais, o que fragiliza as lutas e interesses coletivos”, denuncia.

“Neste momento de desmonte nacional e aniquilamento das políticas sociais, uma pesquisa como essa é ferramenta para as nossas lutas”, considera a professor Sandra de Faria. Para ela, a obra torna-se importante por sua originalidade, já que aborda a Seguridade Social em Goiás e em Goiânia. Também porque demonstra que em Goiás se produz pesquisas de qualidade, mesmo diante do fato de nosso estado ainda receber parcos recursos para esse fim. Os recursos financeiros para pesquisas no Brasil estão concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com pouquíssimos investimentos nas regiões Norte e Centro-Oeste. “Em um país assimétrico e desigual como o Brasil, essa falta de investimentos, na prática, tem consequências prejudiciais ao nosso desenvolvimento regional”, conclui.

 

Homenagem

O lançamento do livro A Seguridade Social em Goiás: ensaios críticos e pesquisa em Serviço Social teve como ápice uma homenagem surpresa do Conselho Regional de Serviço Social à professora aposentada Walderes Loureiro Miguel. A vice-presidenta do CRESS Goiás, Dorivan Maria destacou a história e a trajetória da mestre e doutora e em nome de todos os presentes entregou a ela um lindo buquê de flores vermelhas. Ao final, fez uma citação da poeta Cora Coralina que revela quem é e sempre foi, em essência, essa mulher de luta.

"Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça".

Foi mesmo uma noite memorável!

 

Livro: A Seguridade Social em Goiás: Ensaios Críticos e Pesquisa em Serviço Social

Autoras:

Carmen Regina Paro - Assistente Social, Conselheira do CRESS Goiás, Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Coordenadora do Curso de Serviço Social da PUC Goiás e Especialista em Políticas Sociais.

Walderez Loureiro Miguel – Assistente Social, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás, Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professora titular do Departamento de Serviço Social, Conselheira Vice- Presidente do CRESS Goiás, na Gestão (2011 – 2014), membro suplente do Conselho Municipal de Saúde, pela UCG e membro associado do Instituto Brasil Central e desenvolveu pesquisa sobre o acidente com o Césio 137 em Goiânia, sobretudo, pela Iniciação Científica, numa dimensão interdisciplinar.

Sandra de Faria - Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Foi bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985). Realizou estágio de pesquisa no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social-CPIHTS, em Lisboa/Portugal, em 2000, com bolsa doutorado sanduíche da CAPES. Professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, integra o corpo docente dos Cursos de Graduação e Mestrado em Serviço Social. Coordenadora e Líder do Grupo Estudos e Pesquisa de Teoria Social e Fundamentos do Serviço Social do PPG em Serviço Social da PUC Goiás.Tem experiência na área de Serviço Social, extensão e gestão universitária, atuando principalmente na docência. Coordena atividades de ensino e pesquisa com ênfase na linha de pesquisa em Teoria Social e Serviço Social. Desenvolve estudos e investigações, com publicação em congressos e revistas, sobre a formação profissional, pesquisa, pós-graduação e produção do conhecimento na área. Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, no período de 2002 a 2008, e de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, na gestão 2009-2013.

 

Coordenadora:

Maísa Miralva da Silva - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado (2000) e doutorado (2012) em Política Social pela Universidade de Brasília. É professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, vinculada à graduação e à pós-graduação. Atualmente coordena o Mestrado em Serviço Social e desenvolve pesquisa sobre a política de assistência social e educação superior. É membro do Comitê Assessor de Pesquisa da PUC Goiás e assistente social da Universidade Federal de Goiás.

b_250_0_16777215_00_images_Organizadoras-do-livro-Seguridade-Social.jpg