Diversidade e participação marcam a abertura da Agro Centro-Oeste Familiar 2017

Data da notícia: 08 de junho de 2017

Veículo/Fonte: Embrapa

Link direto da notícia: https://www.embrapa.br/noticias-rss/-/asset_publisher/HA73uEmvroGS/content/id/23859822

Luiz Felipe -

A abertura da 15ª Agro Centro-Oeste Familiar 2017 foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 7 de junho, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. A cerimônia contou com a participação de representantes das diversas instituições públicas e privadas promotoras e parceiras da agricultura familiar no Centro-Oeste, e também integrantes das associações e sindicados rurais, das cooperativas e demais membros da sociedade civil organizada.

Graciella Corcioli, coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar 2017, destacou a importância do evento, o que se reflete na participação das 26 instituições parceiras que trabalham e acreditam na agricultura familiar como meio de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Centro-Oeste, somados aos mais de 50 expositores da agricultura familiar que também participam da Feira e das 35 caravanas vindas do interior de Goiás e de outros estados, totalizando mais de mil agricultures. 

Em quatro dias de evento a estimativa é que passem pela Agro Centro-Oeste 2017 cerca de 10 mil visitantes que irão participar em uma centena de atividades, entre cursos, minicursos, palestras, mesas-redondas, workshops, dia de campo, rodas de conversa, seminário científico, rodada de negócios e exposições, mostras tecnológicas, além das diversas atividades artisiticas e culturais.

“A Agro Centro-Oeste Familiar é de todos; é do branco e do preto, dos quilombolas e ribeirinhos, dos indigenas e assentados da reforma agrária, dos proprietários e também dos extrativistas. O Brasil é um país fundamentalmente agrícola e a grande engrenagem desse sistema é a agricultura familiar, rica em diversidade e do tamanho do país", destacou Graiella. 

O diretor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Goiás, Gilvan Rodrigues, também destacou a importância da agricultura familiar para o país: "Aqui tem arte e cultura, tem vida, tem festa e isso só a agricultura camponesa pode realizar. É o caso da Agro Centro-Oeste Familiar que demonstra esta capacidade produtiva e a diversidade que existe no campo", ressaltou. 

A Embrapa participa da Agro Centro-Oeste desde sua primeira edição apresentando palestras, oficinas, minicursos, tecnologias agrícolas e publicações disponíveis ao homem do campo. Para o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, a agropecuária familiar tem sua importância na absorção de emprego e na produção de alimentos diversificados, além de contribuir como fator redutor do êxodo rural e na geração de riqueza, considerando a economia não só do setor agropecuário, mas do próprio país.

Trajetória – A Agro Centro-Oeste é promovida em Goiânia, desde 2000, pela Escola de Agronomia da UFG e instituições parceiras. Inicialmente registrado como um projeto de extensão, o evento se apresentou como uma oportunidade para a difusão de conhecimentos técnico-científicos e para a apresentação de empreendimentos tecnológicos, visando ao aperfeiçoamento da ‘agricultura moderna’ em Goiás. 

A partir de 2005, os organizadores do evento dirigiram sua atenção para a agricultura familiar, estabelecendo como prioridade a formação, a orientação técnica e a tentativa de impulsionar a produção organizada entre os pequenos produtores. A Agro Centro-Oeste seguiu anualmente até 2008. Em 2012, o evento será retomado com uma adjetivação que reforça tanto o êxito da feira em suas edições anteriores quanto o compromisso da UFG com um grupo que é amplo, tem potencial produtivo, mas que necessita de espaços de afirmação e diálogo.

Fonte: Ascom UFG