Agro Centro-Oeste Familiar 2017 começa em Goiânia (GO)

Data da notícia: 08 de junho de 2017

Veículo/Fonte: INCRA

Link direto da notícia: http://www.incra.gov.br/noticias/agro-centro-oeste-familiar-2017-comeca-em-goiania-go

A 15ª Agro Centro-Oeste Familiar, feira apoiada pelo Incra, foi aberta oficialmente na última quarta-feira (07) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). O evento traz toda a diversidade de produtos da reforma agrária – alimentos saudáveis e artesanato – e aproxima os agricultores do público consumidor, além de reafirmar no próprio meio acadêmico, em termos de debates e pesquisas, a importância da agricultura familiar para o país.

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Rogério Arantes, e o superintendente regional do Incra/GO, Eurípedes Malaquias de Souza, acompanhados de outros servidores, representaram a autarquia na abertura do evento. Rogério destacou a importância da parceria com a UFG e elogiou a organização da feira. “Percebemos o crescimento da Agro Centro-Oeste familiar a cada ano, inclusive com a participação do nosso público”, avaliou. Nesta edição, são dez expositores trazidos pelo Incra de quatro assentamentos e duas comunidades quilombolas.

Como apoiador da feira, o Incra investiu R$ 123 mil por meio do Programa Terra Sol. O recurso está garantindo a locação do Centro de Eventos da UFG, a montagem dos estandes, o fornecimento de energia elétrica, a logística do sistema de segurança contra incêndio e também a participação de caravanas de trabalhadores rurais de vários municípios. A Agro Centro-Oeste Familiar seguirá até sábado, dia 10 (conforme programação abaixo), e espera receber 10 mil visitantes. 

Programação:

08/06
8h às12h – encontro da Juventude do Campo
10h às12h – roda de conversa sobre licenciamento ambiental para agricultura familiar
13h às15h30 – roda de conversa sobre planejamento participativo da ocupação do uso do solo em parcelas

09/06
10h às 12h – roda de conversa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)
13h às 15h30 – apresentação do Programa Formação de Jovens para a Agricultura Familiar (JATER)
15h30 às 17h – mesa redonda com representantes de movimentos sociais

10/06
8h às 10h – roda de conversa sobre titulação em assentamentos
10h às 12h – roda de conversa sobre regularização fundiária e titulação na Capitania de Goyaz (1500 a 2017)