UFG recebe Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero

Data da notícia: 01/06/2017

Veículo/Fonte: JORNAL DIARIO DA MANHÃ

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/cultura/2017/06/ufg-recebe-festival-internacional-de-cinema-da-diversidade-sexual-e-de-genero.html

Além da exibição de filmes, evento terá debates, oficinas e exposições fotográficas

A terra do pequi e das Cavalhadas está mais uma vez no circuito mundial cinematográfico. Dessa vez, com II Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Digo), que ocorrerá no Centro Cultural UFG no início deste mês. Além da exibição de filmes, o evento terá exposições fotográficas, debates e performances culturais, todas as atividades gratuitas. Interessados também poderão participar de oficinas de cinema, dança e drag queen. A abertura ocorreu ontem (1º/06), a partir das 13h, com três atividades ocorrendo ao mesmo tempo. A programação segue até domingo (4/06).

Durante os quatro dias de evento o público poderá apreciar 48 curtas-metragens dispostos em cinco mostras diferentes: três competitivas e duas mostras paralelas, a nacional e a internacional. Os melhores curtas-metragens serão contemplados com o Troféu Digo para diferentes categorias. O público também elegerá seus curtas-metragens nacionais e internacionais preferidos.

As mesas de debate abordarão temas como violência e criminalização da LGBTfobia, direitos dos transexuais e das travestis e saúde LGBT. Os professores de dança Rafael Rabelo e Giovanna Leoni ministrarão oficina de dança de salão na sexta-feira e o Killder Alves dirigirá uma oficina de Stiletto, conhecida como dança no salto, no sábado. No domingo, Ashley Cruz, persona de Anderson Carlos Lucena, presidirá uma oficina de Drag Queen. As vagas para essas atividades são limitadas e as inscrições devem ser feitas no local. O custo para participar de cada uma das oficinas é de R$ 50,00.

DIGO

O Digo busca promover a conscientização do público sobre os direitos humanos e a inclusão das minorias. O festival faz parte de uma rede de festivais da América Latina e do Caribe que proporciona aos inscritos a possibilidade de participação na programação de festivais internacionais em regime de network, além de mostras especiais itinerantes. O evento é pioneiro no Centro-Oeste brasileiro.

Assunto: UFG recebe Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero

Data: de 1º/06 a 4/06

Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária n° 1533, Setor Universitário