Agro Centro-Oeste 2017 destaca a agroecologia e produção de alimentos saudáveis

Data da notícia: 01 de junho de 2017

Veículo/Fonte: PLANTÃO NEWS

Link direto da notícia: http://www.plantaonews.com.br/conteudo/show/secao/45/materia/179357/t/Agro+Centro-Oeste+2017+destaca+a+agroecologia+e+produ%E7%E3o+de+alimentos+saud%E1veis

Durante a realização da 15ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2017 a pesquisadora Flávia Alcântara, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) participa de mesa redonda sobre agroecologia como instrumento para produção de alimentos saudáveis.

A Agro Centro-Oeste 2017 será realizada entre os dias 7 e 10 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e é promovida pela UFG em parceria com as cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas estaduais e municipais, centros de pesquisa agropecuária e integrantes da sociedade civil organizada.

De acordo com Flávia Alcântara, a preocupação crescente da sociedade com a preservação e a conservação ambiental tem resultado na busca pelo setor produtivo de tecnologias para a implantação de sistemas de produção agrícola com enfoques ecológicos, rentáveis e socialmente justos.

O enfoque agroecológico do empreendimento agrícola se orienta para o uso responsável dos recursos naturais (solo, água, fauna, flora, energia e minerais) e, dentro desse cenário, a Embrapa Arroz e Feijão tem buscado em suas pesquisas se orientar para o avanço de conhecimento e desenvolvimento de soluções tecnológicas para uma agricultura sustentável.

Esta agricultura sustentável, produtiva e ambientalmente equilibrada se apoia em práticas conservacionistas de preparo do solo, rotações de culturas e consórcios, no uso da adubação verde e de controle biológico de pragas, bem como no emprego eficiente dos recursos naturais.

Nesta edição da Agro Centro-Oeste de 2017 participam três Unidades de Pesquisa da Embrapa com os seguintes temas: o pesquisador da Embrapa Hortaliças (DF), Nuno Rodrigo Madeira, apresenta palestra sobre hortaliças tradicionais: antigos saberes e sabores; também o pesquisador Fábio Gelape Faleiro, da Embrapa Cerrados (DF), destaca a cultura do maracujá como alternativa para a agricultura familiar; e, na Unidade de Goiás, a pesquisadora Flávia Alcântara, da Embrapa Arroz e Feijão que participa de mesa redonda sobre agroecologia, conforme destacado acima.