Agro Centro-Oeste 2017 promove integração sustentável da agricultura familiar

Data da notícia: 01 de junho de 2017

Veículo/Fonte: Amabai Notícias

Link direto da notícia: http://www.amambainoticias.com.br/cidades/agro-centro-oeste-2017-promove-integracao-sustentavel-da-agricultura-familiar

Foto: Divulgação

Durante a realização da 15ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2017 a pesquisadora Flávia Alcântara, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) participa, no dia 9 de junho – das 13h30 às 16h30, de mesa redonda sobre "Agroecologia como instrumento para produção de alimentos saudáveis". Participam também da mesa redonda os pesquisadores João Paulo Guimarães Soares, da Embrapa Cerrados, e Murilo Mendonça Oliveira de Souza, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A Agro Centro-Oeste 2017 será realizada no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 7 e 10 de junho.

O evento é promovido pela UFG em parceria com as cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas estaduais e municipais, centros de pesquisa agropecuária e integrantes da sociedade civil organizada.

De acordo com Flávia Alcântara, a Agroecologia é, ao mesmo tempo, uma ciência, uma prática e um movimento, que têm foco a produção de alimentos saudáveis, a preservação ambiental e a inclusão mercantil e social dos agricultores familiares.

O enfoque agroecológico dos sistemas agrícolas se orienta para o uso responsável dos recursos naturais (solo, água e biodiversidade) e se apoia em práticas como o redesenho da propriedade e o uso sustentável do espaço, a rotação e o consórcio de culturas, a adubação verde, a compostagem, o controle biológico de pragas e doenças, entre outros. Dentro desse contexto, a Embrapa Arroz e Feijão tem buscado em suas pesquisas avançar no conhecimento sobre o manejo de sistemas agroecológicos, principalmente no Estado de Goiás.

Nesta edição da Agro Centro-Oeste de 2017 participam três Unidades de Pesquisa da Embrapa com os seguintes temas: hortaliças tradicionais: antigos saberes e sabores - Nuno Rodrigo Madeira/Embrapa Hortaliças (DF); Cultura do maracujá como alternativa para a agricultura familiar - pesquisador Fábio Gelape Faleiro/Embrapa Cerrados (DF); Sistemas e tecnologias de produção para a agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro - João Paulo Guimarães Soares/Embrapa Cerrados; e, Flávia Alcântara, que participa da mesa redonda destacada acima.