Produtos de assentados e quilombolas dão diversidade à Agro Centro-Oeste Familiar 2017

Data da notícia: 02 de junho de 2017

Veículo/Fonte: Patricia Finotti

Link direto da notícia: http://www.patriciafinotti.com.br/produtos-de-assentados-e-quilombolas-dao-diversidade-a-agro-centro-oeste-familiar-2017/

126

Se você gosta de comprar direto do produtor; dá preferência à produção orgânica; busca mercadorias feitas por trabalhadores tradicionais e antenadas às demandas do consumidor e ainda é amante de artesanato… seu lugar é na 15ª Agro Centro-Oeste 2017 (saiba mais abaixo). A feira movimentará o Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus II (próximo ao Conjunto Itatiaia), dos dias 7 a 10 de junho.

Nestes dias, o público poderá apreciar o sabor do campo em forma de doces, geleias, rapaduras, açúcar mascavo, mel, melado, hortaliças e verduras orgânicas, ovos caipiras, farinhas, polvilho, biscoitos, roscas e pães.

Se preferir produtos do seguimento fitness e naturais, encontrará ervas secas para os mais variados chás, como o famoso hibisco, carqueja, erva doce, picão, espinheira santa e a kombucha (uma bebida conseguida a partir da fermentação do chá preto, atua como probiótico e é popularmente utilizado para regenerar a flora intestinal). Além das folhas, terá uma variedade de xaropes, unguentos, pomadas, sabonetes e “garrafadas” com plantas medicinais do cerrado e universais, como a babosa.

Terá ainda muita arte e artesanato das mulheres campesinas e das comunidades remanescentes de quilombos, como bonecas de pano e de gesso; itens variados em feltro; namoradeiras com frutos da cabaça; pinturas; tapetes; panos de prato; chinelos e bordados. Como novidade, este ano os artesãos apresentam biojóias, acessórios feitos com frutos do cerrado.

Saiba mais

A Agro Centro-Oeste tem sido considerada o maior evento de comercialização e troca de informações voltado para agricultura familiar e reforma agrária na região Centro-Oeste. A feira é organizada pela UFG em parceria com o Incra/GO e mais uma dezena de parceiros.

Para o superintendente do Incra, Eurípedes Malaquias de Souza, a feira será vitrine do que há de melhor em cultura, qualidade e criatividade de produtos da reforma agrária goiana. “Teremos dez expositores no evento, sendo duas comunidades quilombolas, e seis caravanas, contabilizando pelo menos 300 assentados visitantes”, ressalta.

O coordenador da programação do Incra na feira, perito federal agrário Marcelo Scolari Gosch, explica que a parceria entre o Incra e a UFG na Agro Centro-Oeste 2017 reforça o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). “Já que se trata de um ambiente acadêmico e de pesquisa, é um espaço com novidades de formação para o agricultor assentado. Também aproveitaremos esse encontro com o trabalhador rural para esclarecer dúvidas sobre a política de reforma agraria”, frisou.

Investimento

Como apoiador do evento, o Incra investirá R$ 123 mil por meio do Programa Terra Sol. O recurso servirá para custear a locação do Centro de Eventos da UFG, a montagem dos estandes, o fornecimento de energia elétrica, a logística do sistema de segurança contra incêndio e também garantir a participação de seis caravanas de trabalhadores rurais de vários municípios. (Ascom Incra/GO)