Pesquisa da UFG identifica álcool em xaropes infantis

Data: 08 de maio de 2017

Fonte/Veículo: O Que Rola

Link direto da notícia: http://www.oquerola.com/revista/pesquisa-da-ufg-identifica-alcool-em-xaropes-infantis

Sete de dez marcas de xaropes infantis analisadas por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem etanol não declarado em sua composição. Uma delas, o teor de álcool encontrado é o suficiente para caracterizar o medicamento como bebida alcoólica. Os produtos analisados circulam no mercado brasileiro e são vendidos sem receita médica para tratar doenças broncopulmonares.

De acordo com o professor do Instituto de Química da UFG e coordenador da pesquisa, Luiz Keng, lembra que para ser considerada não alcoólica uma bebida deve ter menos de meio por cento em volume de etanol, mas que algumas marcas chegaram a apresentar 1,8% da substância. “Nós refizemos as análises com outros dois lotes do produto, já que a diferença havia sido significativa. Mesmo assim, o valor persistiu”, disse em texto divulgado no site da UFG.

xarope2

Outro problema é que, segundo Keng, na faixa etária de dois anos as crianças tem os sistemas hepático e nervoso ainda em desenvolvimento, o que é um risco. “Em geral, temos uma escassez de estudos relacionados à qualidade de fármacos no Brasil de maneira preventiva. Muitas pesquisas ocorrem apenas em casos de problemas já reportados”, explica Luiz Keng.

Leia mais em: ASCOM/UFG

UFG detecta etanol não declarado em xaropes infantis

Pesquisa da UFG detecta etanol em xaropes infantis. Foto: ASCOM/UFG