Presidente da Ebserh inaugura três serviços no Hospital das Clínicas de Goiânia

Data: 21 de junho de 2017

Fonte/Veículo: Ebserh

Link direto da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/noticia-destaque1/-/asset_publisher/mUhqpXBVQ6gZ/content/id/2194866/2017-06-presidente-da-ebserh-inaugura-tres-servicos-no-hospital-das-clinicas-de-goiania

 

Foi entregue a ressonância magnética, além de obras no Pronto Socorro e a nova Farmácia Ambulatorial.

Foto: Carlos Siqueira

Foto: Carlos Siqueira

Goiânia (GO) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, participou nesta quarta-feira, 21, da cerimônia de inauguração do novo espaço para a Farmácia Ambulatorial e do serviço de diagnóstico por meio do exame de ressonância magnética do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na oportunidade, também foi reinaugurado o Pronto Atendimento, que passou por reformas.

Durante a cerimônia, Kleber Morais destacou o respeito da estatal vinculada ao Ministério da Educação pela autonomia universitária. “É muito importante a sintonia entre o reitor, o superintendente e Ebserh para o sucesso do hospital. A indicação do superintendente pelo reitor é uma prerrogativa expressa no contrato entre a Ebserh e a universidade”, salientou.

Segundo o superintendente do HC, José Garcia Neto, foi fundamental o trabalho e empenho da Ebserh na implementação do novo serviço no HC. “Apenas seis meses depois de o professor Kleber ter nos garantido que a Ressonância Magnética funcionaria, ele funcionou. Nós passamos por um momento de transformação, positivo, andando para a frente”, afirmou.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, quem recebe o presente são os profissionais, os estudantes e a população, que poderão usufruir das melhorias. “Destaco o apoio do presidente Kleber Morais, que não mede esforços para dar melhores condições aos hospitais da Rede Ebserh”, agradeceu o reitor.

Ressonância Magnética

O HC-UFG será a segunda unidade da rede pública de saúde em Goiânia a oferecer o exame de ressonância magnética, que é o mais avançado e moderno na medicina em diagnóstico de imagem para a última conclusão de doenças neurológicas, cardíacas, ortopédicas e de tumores cancerígenos. “O exame permite fazer o diagnóstico de grandes e pequenas isquemias cerebrais, de infarto do miocárdio, de tumores da mama, do abdome, da próstata e de lesões de ligamentos, cartilagens e tendões”, explica o técnico em radiologia da Ebserh, Jefferson Xavier da Silva.

Antes do HC-UFG, o procedimento era realizado somente por uma instituição, que atendia toda a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Goiás. “Nós temos condição de realizar de 30 a 40 exames por dia. O serviço vai funcionar 24 horas para que nós possamos atingir esse objetivo”, afirmou o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Kim-Ir-Sen Santos Teixeira.

O HC-UFG adquiriu também uma estação de trabalho que, por meio de um software avançado, dará suporte ao equipamento de ressonância magnética na reconstrução e processamento das imagens.

Vantagens

O equipamento de ressonância magnética adquirido pelo HC-UFG é um dos mais modernos existentes no mercado, que fornece imagens de alta resolução, muito superior às imagens do exame de tomografia.  O aparelho possui oito canais com bobinas para sistemas de estudo cardiológico, estudo neurológico, estudo da mama, da próstata, músculo-esquelético e estudo da região torácica.

Outra vantagem do equipamento em relação ao de tomografia é a realização do exame sem a necessidade de uso de contraste venoso ou, se necessário, com o uso de contraste menos reativo, provocando menos reações alérgicas. O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo valor de R$ 1,605 milhão.

Outras inaugurações

A Farmácia Ambulatorial passa a funcionar em um novo espaço, antigamente destinado ao Acolhimento do Pronto Socorro do HC, para melhor acolher os pacientes que recebem medicamentos para tratamento. Atualmente, a Farmácia Ambulatorial do HC-UFG realiza aproximadamente 1 mil atendimentos por mês aos usuários dos programas de Oncologia, Hematologia, HIV/Aids, Tuberculose, Hanseníase, Chagas, Leishmaniose e Influenza H1N1. O novo espaço conta com três consultórios, garantindo ao farmacêutico e usuário a privacidade e sigilo das informações durante o atendimento, o que anteriormente não era possível em virtude da estrutura física inadequada.

Também foi reinaugurada a nova estrutura do Pronto Socorro, que conta com novo espaço para acolhimento dos pacientes e o atendimento da Ortopedia de urgência. “Para oferecermos um melhor atendimento aos usuários em situação de urgência, o setor de acolhimento agora funcionará junto ao Pronto Socorro, atendendo às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, destaca Nilde Resplandes, enfermeira e chefe da Unidade de Urgência e Emergência do HC.

Após a reforma, o Pronto Socorro do HC passou a contar com quatro consultórios, sala para procedimentos especiais, sala para confecção de gesso e salas para atendimento de acordo com o nível de gravidade do paciente: sala vermelha para atendimento de pacientes críticos, sala amarela para atendimento de pacientes semicríticos, e sala verde para pacientes não críticos. As áreas do Pronto Socorro e da Farmácia Ambulatorial do HC somam 1.183,30 m2 e o valor da obra foi de R$ 2,3 milhões, cujo recurso foi oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2014, o HC-UG é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/ebserh/35453195695/in/album-72157682383356154