Editora UFG lança oito novos títulos
Encerrando as comemorações alusivas ao 46º aniversário da Universidade Federal de Goiás, a Editora UFG lançou, no último dia 18, oito novos títulos. O evento foi realizado no Museu Antropológico da instituição, na Praça Universitária. Os autores estiveram presentes para autografar as obras. A solenidade contou com a presença do reitor Edward Madureira Brasil, do vice-reitor Benedito Ferreira Marques, da diretora da Editora UFG Maria das Graças Monteiro Castro, de pró-reitores e assessores da Reitoria, além de diretores de unidades e órgãos da UFG.
O reitor Edward Madureira Brasil, mesmo oficialmente em férias, fez questão de participar da solenidade de lançamento. Ele destacou a importância dos títulos lançados, e lembrou que, no total, a Editora UFG fechou o ano com a publicação de vinte obras. O vice-reitor Benedito Marques cumprimentou a professora Maria das Graças, como também os autores dos livros. À oportunidade, leu um trecho de um poema de Cora Coralina, publicado no livro do professor Saturnino Pesquero Ramon. A diretora da Editora UFG agradeceu o apoio da Reitoria e também de sua equipe. Após a solenidade, foi servido um coquetel.
A autora Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça irá lançar o livro O Reflexo do Espelho, no qual apresenta uma interpretação geral da moda e seus mais expressivos movimentos, e como as vestimentas podem ser consideradas como elementos centrais de retratação do pensamento estético de um movimento histórico.
Em Foucault e a Resistência, Simone Sobral Sampaio privilegia o conceito de resistência do filósofo francês Michel Foucault, como forma mais dissimulada de pensar as lutas contra as formas de opressão e de dominação. Alexandre Braga Massela, autor de O Naturalismo Metodológico de Émile Durkheim, faz uma análise ideológica da elaboração teórica do sociólogo francês, com destaque para o contexto do seu naturalismo. O livro Educação e Participação, de Luiz Gustavo Alexandre da Silva, faz uma análise dos efeitos e desdobramentos do modelo de organização gerencial na escola pública, com vistas à construção da democracia.
Goiânia: cidade de pedras e de palavras, de Márcia Metran Melo, desvela a capital do Estado de Goiás não só por meio de seu plano urbanístico, mas também por crônicas publicadas nos principais jornais goianienses, no ano de 2003. Saturnino Pesquero Ramon faz, em Cora Coralina: o mito de Aninha, uma análise da vida e da obra da poeta goiana, baseada em grandes nomes do pensamento humano, como Freud, Jung, Schopenhauer, Heiddeger, Nietzche, Aristóteles e Platão.
O Atlas do Balanço Hidro-climático do Estado de Goiás, organizado por Giovani Lopes Sacramento, traz análises de vários autores sobre o potencial climático de Goiás, que é um aspecto de relevância na produção, produtividade, na regionalização de diversos cultivos e no estabelecimento de políticas de incentivo à produção. A reimpressão do volume I do livro Ciência, Higiene e Tecnologia da Carne, organizado por Miguel Cione Pardi, apresenta os fundamentos da ciência e da higiene da carne in natura, bem como aspectos higienico-sanitários dos estabelecimentos industriais de carnes e derivados. É considerada obra de referência na área de tecnologia e inspeção de alimentos, e de medicina veterinária.
Veja o edital do vestibular de Ciências Biológicas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFG