Pesquisador dá curso no Prêmio Diário

Data: 23 de junho de 2017

Fonte/Veículo: Diário Online

Link direto da notícia: http://www.diarioonline.com.br/entretenimento/cultura/noticia-426646-.html

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abriu inscrições para o curso “O Corpo ao Limite - Fotografia, Cinema e Práticas Extremas Contemporâneas”, que será ministrado pelo professor e pesquisador franco-português Samuel de Jesus. A programação ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho, de 9h às 13h e das 15h às 18h, no Auditório do Museu de Arte Sacra. As vagas são limitadas e as inscrições, que são gratuitas, serão realizadas até este domingo, 25, via ficha disponível na internet.

A temática desta 8ª edição do Diário Contemporâneo é “Poéticas e Lugares do Retrato” e a proposta do curso de Samuel de Jesus é aprofundar ainda mais os debates. Segundo ele, o curso “tem como propósito maior a abordagem da fisiognomonia, em relação às várias obras contemporâneas que vêm desmistificar, impossibilitar um certo pensamento utópico que buscou ‘medir’, em sua época, o indivíduo em função das suas supostas características físicas. Tudo isso em meio a um panorama iconográfico composto por representações de corpos que assombram, até hoje, numerosas obras fotográficas, cinematográficas ou ideográficas”.

A fisiognomia leva em conta as marcas do rosto como indicadores e registros da vida. A face seria, assim, uma exteriorização do que o indivíduo tem dentro de si. Seria possível conhecer o outro através de seus traços fisionômicos.

“Além disso, o curso discutirá e analisará certas figuras apresentadas ou entendidas como ‘antifisiognonômicas’. Serão assim examinados alguns exemplos que não se podem considerar apenas simples elementos de um catálogo ilustrativo de representações contemporâneas do corpo levado ao limite, porque eles se constituem, de fato, enquanto lugares de experimentação que desafiam toda leitura normativa”, acrescenta.

Nessa metodologia, o curso oferta duas palestras. A primeira será dedicada à questão da presença e da representação do sentimento da saudade na fotografia contemporânea e a apresentação do livro com a pesquisa sobre o tema. A segunda focará especificamente no tema descrito e que norteia a pesquisa desenvolvida por Samuel atualmente. O curso oferecerá ainda duas sessões de ateliê prático de leitura de portfólio.

Campo de pesquisa

Samuel de Jesus é graduado em Artes plásticas/Téoria das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, e História das Artes, pela Universidade de Tours (Université Francois Rabelais), além de ter doutorado estudos cinematográfico e audiovisuais pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e de ter desenvolvido pós-doutorado em artes plásticas, em torno das práticas extremas do corpo nas artes contemporâneas. Hoje, leciona na Universidade Federal de Goiás.

Seu curso ocorre dentro da programação do 8º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, realizado pelo DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA e apoio da Sol Informática.

Inscreva-se

“O Corpo ao Limite - Fotografia, Cinema e Práticas Extremas Contemporâneas”, curso com Samuel de Jesus
Quando: 29 e 30/06, de 9h às 13h e das 15h às 18h
Onde: Museu de Arte Sacra (Praça Frei Caetano Brandão - Cidade Velha)