Parlamentares assumem compromisso com demandas da UFG
O senador Marconi Perillo e a deputada federal Raquel Teixeira, parlamentares do PSDB recém empossados, fizeram uma visita de cortesia à Universidade Federal de Goiás. Na ocasião, eles reiteraram seu apoio integral à educação no Estado de Goiás, e assumiram o compromisso de aprovar as emendas parlamentares (individuais e de bancada) de interesse da UFG. Após passagem pelo Palácio das Esmeraldas, Marconi dirigiu-se à Universidade na última sexta-feira, dia 2. A UFG foi, portanto, a segunda instituição visitada oficialmente pelo senador, depois de sua posse em Brasília.
Num primeiro momento, houve uma reunião entre o reitor e os parlamentares e, posteriormente, um encontro com toda a equipe de dirigentes da universidade. Marconi Perillo e Raquel Teixeira parabenizaram a gestão da equipe do professor Edward Madureira Brasil, reitor da UFG.
Diante dos pró-reitores e assessores da UFG, Marconi assumiu mais uma vez o compromisso público com a universidade. “Quero reafirmar todos os compromissos assumidos com a UFG, não só pelo fato de ser doutor honoris causa pela universidade, mas por sua importância e relevância para o Estado de Goiás. Quero deixar claro o meu compromisso em aprovar as emendas de interesse para a Universidade, em defender a UFG. Os três senadores de Goiás estarão sempre dispostos a contribuir com esta universidade”.
A professora Raquel Teixeira lembrou sobre o seu apoio às relações e trabalhos conjuntos da UFG, UnB e UEG, que em parceria com os governos buscam suprir os desafios do desenvolvimento. “Temos muito a fazer”, resumiu. Ela conclamou a UFG a ajudar as regiões carentes do norte e nordeste goiano. “O ensino superior cresceu muito em Goiás nos últimos anos, mas com um desequilíbrio regional, com muita concentração no entorno de Goiânia, no sul e sudeste, priorizando-se as áreas de Administração, Pedagogia e História. Segundo declarou, há um trabalho enorme que a UFG precisa desenvolver. “Venho mais uma vez reafirmar meu apoio à universidade. O Brasil precisa dividir sua riqueza, se transformar num país justo, moderno, sustentável e, nessa construção, todos nós sabemos da participação fundamental da universidade. A UFG tem se aprimorado no seu relacionamento com as forças políticas e, sobre isso, eu quero parabenizar, publicamente, a gestão do professor Edward”.
O professor Edward Brasil, por sua vez, afirmou que a UFG tem muitas demandas, muito o que pedir mas também muito a oferecer. “Temos uma proposta de expansão da universidade na própria sede a custo muito pequeno. Nós poderíamos, por exemplo, dobrar o número de estudantes no turno noturno. Com um pouco de professores e funcionários, nós podemos ousar um pouco e ocupar esses câmpus à noite. A expansão dos cursos superiores no Brasil, nos últimos anos, foi muito política, e o pessoal das universidades não pode participar tão de perto”. E acrescentou: “A UFG tem espaço para crescer”.
Segundo o reitor, a universidade precisa muito de apoio, mas também pode contribuir, especialmente com a possibilidade de ações no entorno de Brasília e nas regiões carentes do Estado de Goiás. “A maioria das pesquisas divulgadas são provenientes das universidades públicas. A UFG tem um papel importante em Goiás, pois pode contribuir significativamente também para o desenvolvimento da UEG, que teve um início muito bonito, mas que precisa continuar contando com nosso apoio acadêmico. Temos um quadro de profissionais qualificado de pessoas que estão querendo trabalhar e produzir”, disse.
Source: Assessoria de Imprensa