Refugiados podem ter abrigo humanizado

Data: 21 de junho de 2017

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/134590/t/refugiados-podem-ter-abrigo-humanizado

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, diante da semana que se celebra o Dia Mundial do Refugiado, trabalham em um projeto de Abrigo Pivô para pessoas que são forçadas a deixarem seus países. A solução de habitação servirá para casos de risco, e os custos serão baixos.

O projeto com características de fácil montagem utiliza em sua estrutura placas de fibra de madeira (MDF). Os cortes do material do abrigo recebem cortes estratégicos e que permitem o encaixe fácil. A mesma peça pode ser transformada em paredes, colunas e móveis.

Para ser utilizado em diversas situações de emergência, o abrigo terá em sua estrutura janelas e portas pivotantes que permitirá a ventilação no ambiente. A água da chuva é armazenada de forma sustentável, por meio da parte superior do abrigo que é coberto por lona e calha. Na parte externa será possível armar uma rede, estender um varal de roupas, em um espaço de descanso e integração.

Diferencial

O projeto desenvolvido pelas alunas Laura Carvalho Santana, Lorena Passos Silva, Priscilla Freire da Silva, Sarah Domingos Batista e Talita Vianna de Assis considerou a falta de dignidade nos tradicionais abrigos. Dessa maneira as estudantes procuraram desenvolver o projeto de forma humanizada, sendo transportável, confortável, de fácil montagem e desmontagem.

O trabalho conquistou menção honrosa na 18ª edição de um prêmio do portal projetar.org. Entre 150 projetos, o das alunas foi selecionado, por pensar em algo com estratégias de abrigos temporários. Tema de bastante relevância e discussão no momento em que vive a sociedade.

As estudantes também projetaram plantas referentes a um posto de saúde dividido em quatro consultórios; uma escola com capacidade para 24 pessoas; um refeitório com 48 lugares e um banheiro coletivo, com pias, sanitários e chuveiros. (Wilton Morais)