UFG oferece curso de prevenção ao uso de drogas

Em parceria com a UnB, curso vai qualificar professores do Cepae e do Cefet

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está oferecendo aos professores do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-GO) o curso de Prevenção ao Uso de Drogas, de forma presencial, com carga horária total de 120 horas, sendo que 25 para assistir vídeos-aulas; 25 horas de estudos e atividades complementares; 16 horas de encontros presenciais; 16 horas de acesso aos tutores; 38 horas para elaboração do Projeto de Prevenção.

A abertura e instalação oficial do curso está marcada para o dia 7 de março, às 14 h, na UFG - auditório da Faculdade de Medicina - Praça Universitária, com a palestra "Educação para saúde na prevenção da drogadição no contexto da escola", com a professora Maria Fátima Olivier Sudbrack, titular do Instituo de Psicologia e Coordenadora do Prodequi/UnB. No Cepae e no Cefet, o curso será ministrado pelas professoras aposentadas Célia Ferreira (Faculdade de Educação) e Tânia Maria da Silva Ferreira (Instituto de Ciências Biológicas).

Conscientes da importância do educador no trabalho de prevenção no contexto da escola, bem da necessidade de uma formação específica para o desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas, a UnB e as instituições parceiras pretendem capacitar mais de 200 professores de 22 escolas públicas de Goiânia, por meio de cursos a distância. A UFG e o Cefet/GO estão envolvidos nesse projeto de forma diferente. Utilizando o mesmo material produzido pela UnB, os cursos serão aplicados em ambas as instituições por meio da aplicação de módulos presenciais.

 A Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) do Departamento de Psicologia Clínica / Instituto de Psicologia e do Centro de Educação à Distância (CEAD/UNB), iniciou no dia 15 de janeiro de 2007 o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para 20 mil educadores de escolas públicas de todo o país, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e pelo Ministério da Educação (MEC), na modalidade de Educação a Distância.

O curso foi planejado para que os educadores possam desenvolver as atividades em conjunto permitindo a reflexão e discussão sobre a prevenção do uso de drogas, bem como a possibilidade de coordenar a organização e a implementação de um projeto de prevenção que tenha como foco a realidade específica de cada instituição de ensino.

Source: Assessoria de Imprensa