Tecnologia para melhorar a qualidade do leite

Data da notícia: 13 de julho de 2017

Veículo/Fonte: Edairy News

Link direto da notícia: http://edairynews.com/br/tecnologia-melhorar-qualidade-do-leite-53337/

Um projeto da UFG-Universidade Federal de Goiás tem buscado melhorar a qualidade da água utilizada na cadeia produtiva do leite, com métodos de tratamento de custos mais baixos que os convencionais. Os pesquisadores envolvidos já instalaram equipamentos em 15 propriedades do Estado e têm acompanhado o reflexo do tratamento, que aponta melhoras no produto.

Segundo o professor da Escola de Agronomia da UFG, Celso José de Moura, que é um dos coordenadores do projeto “Apoio à Cadeia Produtiva do Leite”, o principal equipamento utilizado pelo grupo é o clorador, que aplica cloro livre na água com concentração a depender da finalidade do uso do líquido. O sistema propõe um conjunto de registros e tubos PVC que faz com que apenas parte da água passe por pastilhas de cloro, juntando-se, ao final, a uma parte ainda não clorada”, detalha. Assim, de acordo com ele, ao se misturar, a água chega a um depósito com a concentração de cloro necessária para eliminar os micro-organismos presentes.

O professor ressalta que o método já foi aprovado pelo Sindileite-Sindicato das Indústrias de Laticínios de Goiás e que nas fazendas testadas a qualidade da água e do leite é acompanhada mensalmente. Com o método, o grupo chegou a resultados de potabilidade que atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Fonte: Ascom UFG