Hospital das Clínicas de Goiânia adquire microscópios de última geração

Data: 18 de julho de 2017
Fonte/Veículo: EBSERH
Link direto da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/noticia-gestao/-/asset_publisher/FJZoSvpDWTpr/content/id/2259684/2017-07-hospital-das-clinicas-de-goiania-adquire-microscopios-de-ultima-geracao

Hospital das Clínicas de Goiânia adquire microscópios de última geração

Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 15 microscópios Zeiss Primo Star de última geração. Esses equipamentos são ergonômicos e com iluminação de LED. Além disso, possuem câmeras de alta resolução que permitem visualizar, capturar e projetar imagens em monitores, celulares, tablets, entre outros.

Os microscópios foram instalados no Laboratório de Análises Clínicas, no Laboratório de Anatomia Patológica e no Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas. Nesses ambientes, serão utilizados na análise de líquidos biológicos, de tecidos, de células e de microorganismos e possibilitarão a inter-relação entre a evolução tecnológica e a evolução do conhecimento científico.

A chefe da unidade do laboratório de análises clínicas e anatomia patológica, Tatiane Costa, afirma que os equipamento são tão modernos que é possível observar macromoléculas e organelas de uma célula com uma nitidez formidável. “Com os microscópios adquiridos pelo HC, torna-se possível um atendimento mais humanizado aos pacientes, já que o número de equipamentos é suficiente para a realização das demandas de exames com eficiência e segurança”, reforça a biomédica.

Saiba mais

O HC-UFG desempenha um duplo papel na sociedade. Ao mesmo tempo em que atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, também desenvolve atividades de assistência na área de saúde. Nessa perspectiva, além do aprimoramento tecnológico no atendimento aos pacientes, esses microscópios também serão excelentes para o aprendizado dos estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam no HC em estágios e programas de residência médica e multiprofissional, pois permitem compartilhar imagens e vídeos diretamente com todos os acadêmicos.

Desde dezembro de 2014, o HC-UFG é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFG