Mais uma exposição no projeto Percursos do Olhar

Trabalho dos alunos de Pedagogia da Terra ocupam a Faculdade de Educação

O projeto de extensão Percursos do Olhar, que acontece na Faculdade de Educação (FE- UFG), está como uma nova exposição. Trata-se da “Ocupação”, um trabalho resultante das aulas de Arte e Educação da turma de “Pedagogia da Terra”, turma especial do curso de Pedagogia, ministrada para os beneficiários da Reforma Agrária em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O professor e ex-diretor da FE, Jadir Pessoa foi convidado para conversar sobre a exposição. Ele fez um panorama da luta pela terra no Brasil para depois entrar na sua analise da obra. “O que foi produzido pelos alunos é produto de um contexto histórico de luta pela terra”. O professor falou sobre a representação simbólica da obra e destacou a forte presença das bandeiras.

A professora Anna Rita, que ministrou as aulas, falou sobre o processo de criação: “No início, as propostas dos alunos eram baseadas na comunicação direta: eles queriam construir maquetes para mostrar como era um acampamento...” Só depois, discutindo os materiais que eles iriam utilizar, é que chegaram a esse resultado final.

O projeto Percursos do Olhar teve início em fevereiro de 2005, e é coordenado pelos professores da FE Anna Rita Araújo, André Barcellos Carlos de Souza e Andréia Ferreira da Silva. Já passaram pelo projeto as exposições: “Imagens da XXVI Bienal de Artes de São Paulo”, “ Metrópolis- Zécesar” , “5ª Bienal do Mercosul – Ação Educativa” e “Kátia Jacarandá”.

Fonte: Assessoria de Imprensa