CEROF-UFG realiza solenidade de formatura de cursos de pós-graduação
Foi realizada no dia 19 de maio a cerimônia de conclusão dos cursos de Mestrado, Doutorado, Especialização e Fellowship em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, na qual foram diplomados 68 alunos. O evento foi também uma solenidade comemorativa do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFG do alcance de mais de um milhão de atendimentos oftalmológicos somente nos últimos cinco anos.
Entre os concluintes, formaram-se três mestres, dois doutores, oito especialistas e 55 fellows. Na ocasião, várias autoridades do governo e acadêmicas foram homenageadas. Entre elas, receberam homenagens o senador Marconi Perillo; o governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues; o secretário estadual da Saúde, Cairo de Freitas; o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi; e o ex-secretário estadual de Saúde, Fernando Cupertino. O professor titular de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rubens Belfort Júnior, foi escolhido para ser o paraninfo da turma e também recebeu homenagem. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques.
O diretor geral do CEROF, professor Marcos Ávila, dedicou uma homenagem a cada um dos presentes da mesa diretiva e pontuou três razões principais que levaram à realização da solenidade. A primeira foi destacar as conquistas alcançadas pelo CEROF desde a sua fundação. “Estamos comemorando em maio de 2007 mais de mil atendimentos e 50 mil cirurgias realizadas pelo CEROF nos últimos cinco anos”, disse o diretor ao destacar a importância dos serviços prestados pelo CEROF, que proporciona atendimento de qualidade à pacientes de baixo poder aquisitivo.
A segunda razão foi reconhecer os profissionais que ajudaram na construção da unidade. Marcos Ávila agradeceu ao corpo docente que compõe o CEROF e enfatizou que o centro é referência também no ensino, pois oferece os quatro níveis de graduação e pós-graduação e é destaque no emprego de pesquisa e conhecimento científicos. A terceira e última razão da solenidade, segundo o diretor, foi revelar o planejamento do CEROF para os próximos anos, que pretende torná-lo um centro de referência nacional como o Hospital Sara Kubtischek.
Os homenageados – O senador Marconi Perillo, que foi um dos homenageados especiais pelo CEROF, destacou a parceria que nasceu entre essa unidade da UFG e o governo do Estado de Goiás quando ele ainda era governador. Marconi lembrou os importantes programas de assistência oftalmológica que passaram a ser promovidos através dessa parceria, como o programa De olho na Visão, que levou atendimento de consultas e cirurgias aos 246 municípios do estado de Goiás. “Essa foi uma ação pioneira de promoção da saúde popular e garantia de serviço de alta qualidade”, destacou o senador.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, foi homenageado pela implantação do sistema centralizado de agendamento de consultas no CEROF e o ex-secretário estadual de Saúde, Fernando Cupertino, foi lembrado pelo avanço que proporcionou às campanhas do programa De olho na visão ao criar o modelo de caravanas que visitavam centenas de pessoas no interior do estado de Goiás.
O governador Alcides Rodrigues e o secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas, foram citados por Marcos Ávila para o trabalho futuro junto com o CEROF de torná-lo um centro de referência no Brasil. “O Dr. Cairo e o governador fazem parte do terceiro motivo dessa solenidade, que é o de dar um salto ao CEROF tornando-o um centro de referência nacional”, enfatizou Ávila.
Entre as autoridades acadêmicas homenageadas, o professor titular de Oftalmologia da UNIFESP, Rubens Belfort Júnior, deixou uma mensagem desafiadora aos formandos ao afirmar que, futuramente no Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas necessitarão passar por uma cirurgia de catarata. “O estado de São Paulo já propõe através de centros que pacientes que necessitem de tratamento recebam atendimento que não está dentro da tabela do SUS”, explicou o professor sobre o desafio dos médicos oftalmologistas ao se depararem em sua carreira com uma tabela do SUS defasada que não atende à demanda crescente da sociedade.
O professor também parabenizou Marcos Ávila pela eficiente gestão que tem empreendido no CEROF, tornando-o um “forte concorrente de outros centros do estado de São Paulo”.
Outras autoridades acadêmicas também foram homenageadas na solenidade. Os professores Francisco Assis Queiroz e Hélio Moreira, da Faculdade de Medicina da UFG, estavam entre os homenageados, além do diretor geral do Hospital das Clínicas da UFG, professor José Garcia Neto, e a diretora administrativa do HC, Cleusa de Queiroz Machado.
Formandos – Os fellows Carlos Frederico Queiroz e David Leonardo Cruvinel representaram os formandos e fizeram o discurso de agradecimento e reconhecimento pela qualidade do ensino que receberam. “Nós somos a prova da vocação acadêmica do CEROF”, afirmou Queiroz.
“Nós queremos aqui agradecer a oportunidade de estarmos nos aperfeiçoando e fazermos parte do corpo clínico do CEROF, que é referência na qualidade do ensino e da assistência em oftalmologia”, acrescentou Cruvinel.
Fundado em julho de 2000, o CEROF tem o propósito de oferecer especialização em oftalmologia pela Universidade Federal de Goiás e atendimento aos pacientes do SUS. Além da campanha estadual De Olho na Visão, desenvolve outros projetos como o Mutirão da Saúde nos Bairros em Goiânia, Projeto Kalunga, Brasil contra o Glaucoma e Retinopatia Diabética.
Todos os meses são atendidos no CEROF em média 17 mil pacientes, oriundos do Estado e de cinco regiões do país. Também são realizadas em média 600 cirurgias/mês, dentre as de alta complexidade, como as de Catarata, Glaucoma, Retina, Retinopatia Diabética e Transplante de Córnea.
Fonte: Ascom/HC-UFG