Maioria dos cursos da UFG recebe as melhores pontuações no Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) revelou uma boa performance da UFG. Dos dez cursos avaliados, oito tiveram os melhores conceitos. Biomedicina, Direito e Biblioteconomia obtiveram nota máxima.

A maior parte dos cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ano base 2006, obteve as melhores pontuações (4 e 5). Ao todo, oito dos dez cursos avaliados tiveram este desempenho, o que os coloca, segundo os critérios do exame, entre os melhores cursos do país. 

          Os cursos avaliados e suas respectivas notas foram: Biblioteconomia (4), Biomedicina (5), Publicidade e Propaganda (4), Relações Públicas (4), Design (4), Direito de Goiânia e Cidade de Goiás (5 e 4, respectivamente) e Artes Cênicas (4). Os cursos de Jornalismo (2) e Música (3) não foram bem conceituados por motivo de boicote por parte dos alunos convocados para o exame. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Psicologia, da UFG, selecionados para o exame deste ano, não receberam classificação por não possuírem alunos concluintes. 

           O Enade avalia o desempenho dos estudantes recém ingressos e concluintes de todas as universidades do país. Além de avaliar o desempenho geral dos alunos, por meio de provas, também é efetuada uma avaliação para medir a progressão do desempenho destes estudantes ao longo do curso. O Índice de Diferença do Desempenho (IDD) mede a quantidade/qualidade de conhecimento que o curso é capaz de dar aos estudantes. Os cursos da UFG avaliados também conseguiram um bom desempenho neste índice, com conceitos variando entre três e cinco. É o caso de Biblioteconomia (5), Direito (4), Teatro (3) e Publicidade e Propagada (3).

            De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), dos 5.701 cursos avaliados, somente 45 obtiveram nota máxima. O estado com o maior número de cursos com conceito 5 é São Paulo (oito, ao todo), seguido pelo Paraná. Goiás possui dois cursos com conceito máximo, sendo ambos de universidades públicas: a  Universidade Estadual de Goiás (UEG), com um curso (Adiministração), e a UFG com dois (Direito e Biomedicina).

Para saber mais, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: www.inep.gov.br

Source: Assessoria de Imprensa