Confira os lançamentos de obras das editoras universitárias

As editoras das Instituições Federais de Ensino Superior estão lançando obras acadêmicas variadas. Veja os títulos lançados recentemente.
  • “A relação ética da arte na sociedade do espetáculo”, Priscilla Porto Nascimento – analisa o papel e o lugar da arte na chamada “sociedade do espetáculo”, que nasce a partir das transformações ocorridas no século XIX e se consolida na era pós-industrial do capitalismo, baseada na informação e na comunicação. (UFF)
  • “A produção de textos no Enem: Desafios e Conquistas”, Gisele Gama Andrade e Mauro Luiz Rabelo (Org.) – a publicação, uma parceria da Universidade de Brasília e da Secretaria do Estado de Pernambuco,  traz artigos de docentes e alunos. (UnB)
  • “Formação de professores: prática, história e cultura”, Maria Auxiliadora Silva Cavalcante e Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Orgs.) – reúne textos que abordam desde a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos a um estudo da importância da contribuição de missionários franciscanos para a alfabetização dos alagoanos. (UFAL)
  • “Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior”, Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado (Orgs.) – reúne textos importantes que tratam da memória do movimento estudantil brasileiro sob a ótica de diversos profissionais, tais como: historiadores, sociólogos, psicanalistas, antropólogos, cientistas políticos, críticos de arte, jornalista e pesquisadores. (UFPE)
  • “Arte, educação e cultura”, Marilda Oliveira de Oliveira (Org.) – a gênese da coletânea de artigos que compõem este livro é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (Gepaec) da UFSM, que procurou contemplar as três linhas de pesquisa desse grupo: Arte e Cultura, Arte e Visualidade e Formação de Professores. Dessa forma medeia idéias, deflagra conceitos, aponta novas contribuições que podem servir aos estudantes e docentes da graduação e da pós-graduação das áreas da Arte, da Educação e da Cultura. (UFSM)
  • “Controle social e política redistributiva no orçamento participativo”, Euzinéia Carlos – o livro insere-se no debate acerca dos dilemas e desafios para a consolidação da democracia na sociedade brasileira, lidando mais especificamente com o tema da democracia participativa. Baseado em análise comparada das experiências de orçamento participativo de duas cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória – Serra e a Capital – o livro busca tratar a relação entre políticas participativas e justiça social, na distribuição de bens públicos, e considera as políticas públicas sobre prioridades orçamentárias. (UFES)
  • “Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios”, Júlio César Araújo (Org.) – com 19 artigos, a obra analisa o mundo digital, como ele cria novas práticas de linguagem, interferindo na realidade do ensino e quais são as suas implicações pedagógicas. (UFC)
  • “Manual para normalização de normalização de publicações técnico-científicas”, Júnia Lessa França e Ana Cristina Vasconcellos, Colaboradoras: Maria Helena de Andrade Magalhães e Stela Maris Borges –  expõe de forma clara e inteligente as regras da ABNT e de outros instrumentos normativos, conduzindo o leitor passo a passo pelos meandros da composição de trabalhos acadêmicos, sem impor-lhe uma camisa-de-força. (UFMG)
  • “Educação, Inclusão e Exclusão Social: Contribuições para o Debate”, Tânia Stoltz e Ettiène Guérios (Orgs.) – o livro é o primeiro resultado do grupo de pesquisa: Educação e Inclusão Social da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de uma coletânea de capítulos com diferentes enfoques teóricos sobre a dialética exclusão/inclusão. O objetivo é promover uma discussão teórica consistente do direito à diversidade e a consideração da sociedade como heterogênea e potencialmente apta a lutar contra as diferentes formas de exclusão, não desconsiderando a determinação social. (UFPR)
  • “Derramando susto: os escravos e o quebra-quilos em Campina Grande”, Luciano Mendonça de Lima – as ações escravas no interior do movimento do Quebra-Quilos (1874) podem ser lidas como uma “resposta mental e emocional (...) de um grupo social a muitos acontecimentos inter-relacionados”, tudo isso assentado num mundo político e cultural em construção e que informou fortemente aqueles eventos, dando-lhes uma inteligibilidade toda especial. Ao recontar a história do movimento Quebra-Quilos (1874) a partir da ótica dos escravos campinenses, o autor pretende ter aberto uma porta estreita pela qual possam penetrar estilhaços de esperança e de vida. (UFCG)
  • “Os condenados da Terra”, Frantz Fanon, tradução de Enilce Albergaria Rocha – é um livro que alimenta os ideais de transformação e construção de uma sociedade melhor na Argélia e por toda a África. Sua análise do traumatismo do colonizado no seio do sistema colonial e seu projeto utópico de um terceiro mundo revolucionário, habitado por um “homem novo” continuam sendo um grande clássico do terceiromundismo, obra capital e testamento de Frantz Fanon. (UFJF)
  • "Turismo, Educação e Acolhimento: um novo olhar", Biagio M. Avena – O autor procura mostrar que preparar uma localidade para atuar na atividade turística implica tanto tornar seus equipamentos adequados quanto dispor de recursos humanos preparados. Receber bem o visitante, acolhê-lo, dando-lhe o melhor tratamento constitui um entre os diversos objetivos desta atividade. Quais os obstáculos a ultrapassar para atingir esse ideal? Como superá-los e oferecer um serviço capaz de incentivar o retorno daquele que visita? Essas questões constituem-se como foco deste livro. (CEFET-BA)

Source: Ascom/Andifes