Confira os lançamentos das editoras universitárias

Publicações contemplam várias áreas do conhecimento.

“Cartilha do diabetes”, Crésio Alves – trata-se de um livro com 117 páginas e mais de 100 ilustrações coloridas, escrito em linguagem simples e fácil, organizado em perguntas, respostas e quadros explicativos com dicas e orientações sobre como conviver com o diabetes de forma saudável. São discutidas questões como: O que é diabetes? Quantos tipos de diabetes existem? Como tratá-lo? Quais suas complicações? O que existe de novo em termos de tratamento? Quais as perspectivas para o futuro? Quais os endereços de associações de diabéticos no Brasil? O livro está sendo lançado pelo próprio autor, com apoio da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). (UFBA)

“Condutas em Clínica Médica – A obra reúne textos escritos por 120 profissionais médicos, a maioria deles ligados à Universidade Federal de Pernambuco. São professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e médicos e residentes do Hospital das Clínicas (HC). O livro, de 878 páginas, tem 63 capítulos. Dor torácica, diarréia crônica, pneumonia hospitalar, filariose bancroftiana, terapia transfusional e imunização em adultos são alguns deles. A editora é a Guanabara Koogan. (UFPE)

"Análise Sensorial para a Avaliação da Qualidade dos Alimentos", Maria Isabel Queiroz e Rosa de Oliveira Treptow – é um livro dirigido tanto a iniciantes quanto aos profissionais experientes na área, visando também a indústria de alimentos, para que seus técnicos possam aplicar os testes de análise sensorial no controle de qualidade dos alimentos produzidos. A obra é resultado de quase três décadas de estudos e pesquisas, além da experiência em sala de aula, das duas professoras. (FURG)

“Pesquisa de Marketing”, Stael Barquette e Alfredo Chaoubah – a obra estabelece as bases conceituais e metodológicas para o planejamento e a execução de uma pesquisa de marketing. Dividido em 5 capítulos, o livro mostra a metodologia adequada para o planejamento, a execução e a apresentação das informações e dados obtidos na pesquisa de marketing. Para tal, ele traz uma abordagem da conceituação, tipos e etapas da pesquisa, traçando os mecanismos usados para a definição do problema, coleta de dados e apresentação dos resultados. A obra aborda também os aspectos estatísticos de uma pesquisa de marketing, produzidos pelo professor Alfredo Chaoubah. (UFJF)

“O trabalho da citação”, Antoine Compagnon Cleonice P. B. Mourão (Tradução) – em novo formato, esta é uma edição reduzida de La Second Main ou Le Travail de la Citation de Antoine Compagnon, com uma seleção de 39 tópicos que preenchem uma lacuna na bibliografia teórica sobre a escrita como exercício da intertextualidade. Neles acompanhamos um trabalho de reconstrução da escrita, onde cada passo é um nó de uma imensa rede que liga este texto a outros lidos e recortados. Através de metáforas, o autor constrói uma análise do texto em sua materialidade. O livro torna-se corpo, objeto que é cirurgicamente manipulado pelo autor. Nesta operação, Compagnon persegue as marcas do sujeito-autor, que é ao mesmo tempo leitor de outros textos, mergulhado em uma trama intrincada, onde a tarefa é redizer o que já foi dito por outros. (UFMG)

Source: Ascom/Andifes