Programa retoma trabalhos contra o tabagismo

Data: 17 de agosto de 2017

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/136518/t/programa-de-combate-ao-tabagismo-inicia-trabalhos-nesta-quinta-feira-17

Retornam nesta quinta-feira (17) os encontros semanais do Programa de Combate ao Tabagismo. As reuniões ocorrem até outubro, das 17 às 18 horas, e visam atender quarenta cidadãos. A iniciativa parte da Prefeitura de Goiânia, com apoio da equipe multiprofissional do Centro Integrado de Assistência Médico-Sanitária (Ciams) Pedro Ludovico,  e é calcada em um modelo cognitivo comportamental e apoio medicamentoso para reduzir a prevalência de fumantes e, por consequência, a mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Goiânia é a oitava capital do Brasil com maior incidência de fumantes, de acordo com informações da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).  Com taxa de 10,4% de fumantes entre a população goianiense, apenas Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande e Rio de Janeiro têm percentuais de dependentes acima dos registrados em Goiânia. São esses cidadãos que o Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa atingir.

O programa completa 10 anos de existência na Capital este ano, e os bons resultados alcançados por ele são validados pelo próprio levantamento da Vigitel. “Historicamente, mais da metade dos pacientes inscritos no Programa consegue alcançar êxito e deixar o hábito de fumar. Atingimos resultados satisfatórios, muitos conseguem deixar o tabagismo com a ajuda da nossa equipe”, afirma o coordenador-geral do Ciams Pedro Ludovico, Gleydson Melo.

Apesar do número expressivo de fumantes, o quantitativo de dependentes em Goiânia registra queda. Entre 2010 e 2015, houve redução de 4,6% no percentual da população que fuma habitualmente. Em 2010, 15% dos goianienses eram fumantes. Um ano depois, 2011, houve recuo para 11% da população. Desde 2013, a taxa se mantém estável em 10,4%. Nesse mesmo período, o Ministério da Saúde (MS) também aponta diminuição de 47,6% no total de fumantes passivos no trabalho, a quarta maior redução identificada entre as Capitais país. “Todos ganham com a redução no número de fumantes, a sociedade e a pessoa que deixa o vício. Ela ganha em qualidade de vida e ganha economicamente, já que deixa de gastar com o cigarro. Nós temos, por exemplo, caso de usuário que chega ao programa fumando duas carteiras de cigarro por dia”, conta Gleydson Melo.

Dessa vez, o atendimento no auditório do Ciams Pedro Ludovico foi dividido em duas turmas, cada uma composta por 20 pessoas. O suporte ao primeiro grupo começa às 17 horas e ao segundo, às 18 horas. Como apoio a esses pacientes, a unidade dispõe de equipe multiprofissional composta por assistente social, enfermeira, clínico geral, pneumologista, psicólogo, odontólogo, nutricionista e farmacêutico. Além de servidores da Prefeitura, atuam no projeto alunos do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e docentes de nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Inscrições

A unidade abre quatro turmas por semestre e cada ciclo possui duração entre 45 e 60 dias. Os encontros ocorrem no auditório do Ciams Pedro Ludovico. Os interessados em participar do programa devem procurar o serviço social do Centro Integrado de Assistência Médico-Sanitária. A assistente social fará o cadastro e notificará os interessados sobre a data de início dos encontros. As turmas são formadas sempre que há grupo de 20 pessoas cadastradas para o tratamento. Em 10 anos, o Ciams Pedro Ludovico já atendeu mais de três mil cidadãos dependentes de cigarro.

Programa de Combate ao Tabagismo

Data: A partir de 17 de agosto de 2017