Equipe de rugby da UFG faz vaquinha para conseguir disputar campeonato internacional

Data da notícia: 21 de agosto de 2017

Veículo/Fonte: Jornal Opção

Link direto da notícia: http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/equipe-de-rugby-da-ufg-faz-vaquinha-para-conseguir-disputar-campeonato-internacional-103141/

A equipe de rugby da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou, nesta semana, uma “vaquinha” online para arrecadar recursos que vão custear uma viagem para Bogotá, na Colômbia. Bicampeões brasileiros na categoria universitária, os alunos vão representar o Brasil no campeonato sul-americano de rugby, que será realizado entre os dias 19 e 24 de setembro deste ano.

Com a crise financeira que assola todas as universidades públicas do país, eles decidiram pedir ajuda financeira a familiares, amigos e simpatizantes, pois estimam que precisarão de pelo menos R$ 54 mil para pagar as passagens, estadia, inscrições, alimentação, uniformes e traslado dos 12 atletas e três técnicos durante a competição.

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), viabilizou a compra das passagens aéreas via programa Pró-Esporte, que patrocina atletas goianos. No entanto, ainda faltam cerca de R$ 20 mil — que é exatamente a meta estipulada por eles na plataforma “Vakinha”.

Em entrevista ao Jornal Opção, o jogador Bruno Porto, que é formando em economia, contou que a equipe treina desde 2011 e tem se destacado no Brasil. “Mesmo com a pouca infraestrutura e falta de incentivo, temos um trabalho consolidado. Rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo e estamos saindo de uma coisa regional e indo para uma competição internacional, isso é algo importante para Goiás”, opinou.

Ao todo, a equipe masculina conta com 40 atletas, entre alunos e não alunos (chamados de xavantes), e já foi duas vezes campeã universitária. A feminina, que venceu os jogos do ano passado, mas ficou em segundo lugar em 2017, tem 20 competidoras. “É o esporte que mais cresce no Brasil e é preciso dar visibilidade e oportunidade para esses atletas”, arrematou.

Quem quiser ajudar a equipe, é só clicar aqui. Para conhecer mais sobre o projeto, visite o site da Xavantes Rugby.