Cine UFG promove exibição de videodança sobre fiandeiras do Cerrado

Data da notícia: 23 de agosto de 2017

Veículo/Fonte: Jornal O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/136738/t/cine-ufg-promove-exibicao-de-videodanca-sobre-fiandeiras-do-cerrado

Iniciativa vencedora do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2015, o projeto Mulheres de Linhas, cujo espetáculo foi apresentado há dois meses no Centro Cultural UFG, se rende ao formato de videodança, com exibição única nesta quinta-feira (24).

Com entrada gratuita, o filme, que mescla cinema e dança, mostra o Cerrado pela perspectiva das fiandeiras, tecelãs, tingideiras e bordadeiras da região do Vale do Rio Urucuia, no Estado de Minas Gerais.

As filmagens do longa, feitas na comunidade de Ribeirão de Areia e na Vila de Sagarana, regiões que fazem parte do Vale do Rio Urucuia (MG), contam com a presença da fiandeira Conceição Lorença Leite e da dançadeira Ladyjanne Macedo, enquanto a trilha sonora fica por conta do rabequeiro Sebastião Rodrigues Pereira, da comunidade de Ribeirão de Areia. 

Fruto de uma pesquisa em dança feita pela bailarina Maria Fernanda Miranda nos dois últimos anos, o trabalho apresenta a arte e as questões socioambientais que envolvem o Cerrado no Vale do Rio Urucuia, procurando mulheres e suas criações manuais com as linhas.

O trabalho recebe este título em uma atribuição carinhosa a todas as mulheres encontradas pelo caminho. “Elas lançam um modo de viver e de perceber o mundo pelas linhas, estabelecendo relações entre si, com a comunidade e com a paisagem cerratense. São linhas que as formam, que as criam, que por elas são lançadas para esse entrelaçar com o outro. Sendo esse outro também a paisagem, os bichos, o vento, o sol, a chuva, o tecido, a agulha, a roda, o tear”, apresenta.

SERVIÇO:

Assunto: Exibição única da videodança Mulheres de Linhas, no Cine UFG

Local: Cine UFG - Avenida Esperança, Câmpus Samambaia, Prédio da Faculdade de Letras

Data: 24/08 (quinta-feira)

Horário: 18h

Entrada: gratuita