Cine UFG apresenta videodança sobre fiandeiras do Cerrado

Data da notícia: 24 de agosto de 2017

Veículo/Fonte: Arroz de Fyesta

Link direto da notícia: http://www.arrozdefyesta.net/vem-ai/cine-ufg-apresenta-videodanca-sobre-fiandeiras-do-cerrado-71-20170824

O projeto Mulheres de Linhas, cujo espetáculo foi apresentado em maio no Centro Cultural UFG, toma agora a forma de videodança, com exibição única nesta quinta-feira (24), às 18h, no Cine UFG. Ao entrelaçar cinema e dança, o filme traz um modo de experienciar o Cerrado pelas mãos das fiandeiras, tecelãs, tingideiras e bordadeiras da região do Vale do Rio Urucuia, a noroeste de Minas Gerais. A entrada será gratuita.

A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, teve parceria da Mandra Filmes Produções e apoio da UFG. A filmagem foi realizada na comunidade de Ribeirão de Areia e na Vila de Sagarana, localidades integrantes do Vale do Rio Urucuia (MG), com participação especial da fiandeira Conceição Lorença Leite e da dançadeira Ladyjanne Macedo. A trilha sonora ficou a cargo do mestre rabequeiro Sebastião Rodrigues Pereira, da comunidade de Ribeirão de Areia.
Mulheres de Linhas é resultado de uma travessia de pesquisa e criação cênica em dança feita pela bailarina Maria Fernanda Miranda, entre 2015 e 2016. Sensibilizada com a possibilidade de relação dialógica entre a arte e as questões socioambientais que envolvem o Cerrado, ela adentrou o Vale do Rio Urucuia em busca das mulheres e suas criações manuais com as linhas. Assim, teceu uma dramaturgia em dança a partir dos afetos vividos no corpo.

De acordo com Maria Fernanda, o título do trabalho é uma atribuição carinhosa a todas as mulheres que encontrou pelo caminho. “Elas lançam um modo de viver e de perceber o mundo pelas linhas, estabelecendo relações entre si, com a comunidade e com a paisagem cerratense. São linhas que as formam, que as criam, que por elas são lançadas para esse entrelaçar com o outro. Sendo esse outro também a paisagem, os bichos, o vento, o sol, a chuva, o tecido, a agulha, a roda, o tear”, apresenta.

Serviço:
Assunto: Exibição única da videodança Mulheres de Linhas, no Cine UFG

Local: Cine UFG - Avenida Esperança, Câmpus Samambaia, Prédio da Faculdade de Letras
Data: 24/08 (quinta-feira)
Horário: 18h
Entrada: gratuita