Na graduação, sistema é aceito pela comunidade

Data: 26 de abril de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/na-gradua%C3%A7%C3%A3o-sistema-%C3%A9-aceito-pela-comunidade-1.836536

Na história

O governo federal sancionou a lei federal 12.711 regulamentando as cotas no ensino superior em 2012, mas a Universidade Federal de Goiás (UFG) já trabalhava com o sistema desde 2009. O programa prevê vagas para alunos da rede pública, negros, quilombolas e índios.

No dia 29 de março, O POPULAR publicou reportagem mostrando que na graduação, após diversas polêmicas, o sistema de cotas já é bem aceito pela comunidade acadêmica e que a discussão atual se dá sobre as transformações do meio universitário com a inclusão de grupos sociais antes excluídos do ensino superior. “O que mudou? A cor da universidade. Hoje você vê muito mais pretos, pardos e indígenas do que antes”, comentou na época o pró-reitor de graduação da UFG, Luiz Melo. As diferenças entre notas de cotistas e não-cotistas, como mostrou a reportagem, não variavam muito.